segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Manual de Procedimentos de programa de inspeção de frutas para exportação

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) produziu o Manual de Procedimentos do Programa Qualifruit.com, objetivando reunir, numa só publicação, informações sobre o programa relativas às funções de cada agente, orientações gerais para os produtores que tiverem interesse em aderir ao programa de inspeção de frutas exportadas para a Europa e atividades desenvolvidas de supervisão das condições e da qualidade das frutas exportadas. A publicação está disponível no site do Itep (http://www.youblisher.com/p/1020460-Manual-de-Procedimentos-do-Programa-de-Roterda-2014/) . 
Executado desde 2010, o programa atende a uma demanda dos produtores-exportadores do Vale do São Francisco apresentada ao Governo do Estado e tem garantido apoio à consolidação e à expansão de mercados para os produtores -exportadores do Vale do São Francisco, com resultados bem satisfatórios. O trabalho desenvolvido pelo Itep tem possibilitado o controle dos processos e a garantia da rastreabilidade das frutas até o centro consumidor, reduzindo perdas na exportação. 
O presidente do Itep, Frederico Montenegro, que esteve no mês de outubro na Holanda, acompanhando o início das atividades de inspeção de frutas, destaca a importância do programa para os produtores, que recebem orientações para implementar melhorias contínuas nos procedimentos de pós colheita da produção de frutas para exportação, com base nos dados observados nas inspeções. “Nosso objetivo é atender toda a cadeia, realizando análises das frutas desde a colheita até a liberação para venda na Europa”, enfatiza.
A publicação visa orientar os produtores que participam do programa ou que têm interesse em aderir, apresentando o fluxograma do processo logístico de distribuição internacional da fruta produzida no Submédio São Francisco, a partir da câmara fria, que pode variar de acordo com a realidade de cada produtor/exportador. Há sugestões básicas para procedimentos de colheita e embalamento de uvas e mangas, com dados sobre relação brix/acidez das frutas; controle de qualidade na saída da fruta; transporte e logística; e armazenamento. Também contém orientações para o preenchimento correto pelo produtor/exportador do aviso de remessa das frutas. 
BENEFÍCIOS – Entre os benefícios oferecidos pelo programa ao produtor estão: segurança de que os relatórios de inspeção são emitidos em conjunto com o importador e de acordo com procedimento conhecido: diminuição de subavaliação e perdas; identificação de eventuais danos causados pelo manuseio, armazenamento, acondicionamento e transporte inadequado das frutas; conhecimento da necessidade de adoção de procedimentos para produção de frutas que atenda às exigências dos mercados importadores; e oferta de frutas com qualidade para os importadores e melhoria da competitividade brasileira no mercado internacional. 
A equipe do Escritório do Itep em Roterdã, na Holanda, é formada por Jean-Paul Raul Marie Gayet (consultor); Mônica Ishikawa Virgolino da Silva (gerente técnica), responsável pela elaboração da publicação; e os técnicos Tananne Paula de Lima Bakker e Tiago Vasconcelos de Araújo.
Instituto de Tecnologia de Pernambuco