quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Saneamento com tecnologia italiana

Para dar mais agilidade e eficiência na execução dos serviços de esgoto na Região Metropolitana do Recife (RMR), a Compesa está utilizando uma nova tecnologia como parte das ações do Programa Cidade Saneada, a PPP do Saneamento que está sendo tocada entre a companhia e o seu parceiro privado, a Odebrecht Ambiental. Trata-se de um caminhão combinado de hidrojato e vácuo capaz de limpar e desobstruir redes de esgoto durante prolongados períodos, sem interrupções ou necessidade de deslocamentos, sendo três vezes mais potente que um caminhão comum.Outro diferencial do veículo é que ele é sustentável, já que é possível reciclar toda a água utilizada. De origem italiana, a tecnologia começou a ser utilizada há cerca de um mês e já conseguiu limpar e desobstruir mais de 2,3 mil metros de redes de esgoto.

Segundo o presidente da Compesa, Roberto Tavares, a expectativa é, até dezembro, limpar e desobstruir 12 km de redes de esgoto das principais ruas e avenidas do Grande Recife. “Já percebemos uma melhora significativa nos casos de extravasamento em bairros como Jardim Atlântico e Casa Caiada, em Olinda. Com esta tecnologia, estamos economizando tempo, agilizando os serviços e ganhando produtividade”, diz. Para se ter uma ideia da eficiência do novo caminhão, ele foi utilizado nessa terça-feira (14) durante um serviço de  limpeza e desobstrução do principal coletor de esgoto da cidade de Olinda, localizado no cruzamento da Rua Maria Judith Lins com a Rua Joaquim Elisio Maia e Silva, em Casa Caiada. O veículo trabalhou no local das 7h30 às 17h, de forma ininterrupta.

De acordo com o superintendente de Operações da Compesa, Reginaldo Lopes, o novo caminhão, por ser mais eficiente, pode substituir até quatro caminhões comuns. “Nos veículos mais antigos, é necessário realizar várias viagens para descarregar o material que é recolhido nos serviços de desobstrução. Além disso, o reservatório de água, que ajuda na limpeza das redes, precisa ser enchido periodicamente. Já no caminhão mais moderno isso praticamente não acontece, pois ele recicla os detritos e ainda reutiliza a água do próprio esgoto para fazer a limpeza”, explica Lopes.

O novo caminhão é composto de duas mangueiras: a de jato d'água (hidrojato), para limpar e desobstruir, e a de sucção (vácuo), que puxa todos os detritos presentes nas redes de esgoto. Elas são comandadas remotamente por um controle de operação e podem percorrer uma extensão de até 100 metros, sendo indicadas principalmente para tubulações de grande porte. No serviço realizado em Olinda, por exemplo, o coletor de esgoto tinha 900mm de diâmetro. Graças ao sistema de auto reciclagem, o veículo consegue economizar até 80 mil litros de água por dia.

Imprensa Compesa