sábado, 11 de outubro de 2014

Saneamento Básico na escola

Jovens e crianças da rede pública de ensino estão aprendendo sobre meio ambiente e a importância e o bom uso de um sistema de esgotamento sanitário. A ação faz parte do projeto Missão Ambiental, desenvolvido pelo Programa Cidade Saneada, parceria entre a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e a Odebrecht Ambiental, e é voltada para alunos de escolas das redes municipal e estadual da Região Metropolitana do Recife (RMR).

Segundo o diretor de Novos Negócios da Compesa, Ricardo Barretto, a empresa vem intensificando os trabalhos de educação sanitária na RMR desde a implantação do Programa Cidade Saneada. “Queremos conscientizar os estudantes, os nossos clientes do futuro, sobre os benefícios dos serviços de coleta e tratamento de esgoto para saúde da sua família. Queremos essa geração colaborando na preservação dos atuais e novos sistemas que serão implantados”, afirmou Barretto.

Diversas ações, como oficinas, apresentação de filmes e jogos educativos, são realizadas com os alunos ao longo de uma semana. “Os jovens conseguem construir conhecimento na área de educação ambiental e transmitem o aprendizado para a comunidade”, explica Pedro Leão, diretor presidente da Odebrecht Ambiental. Nas visitas, cada turma é apadrinhada por um professor da instituição, que participa de todas as atividades juntamente com os alunos para dar continuidade em discussões posteriores em sala de aula.

Dos dias 13 a 20 de outubro, a Escola Municipal Pais e Filhos, localizada na Comunidade Dancing Days, no bairro da Imbiribeira, receberá o projeto. As turmas do 1º ao 5º ano serão contempladas com o Missão Ambiental durante esta semana. Ao final da ação, os alunos do 5º ano farão um plantio de 25 mudas na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do local. Cada muda plantada receberá uma plaquinha identificando o nome da espécie e o nome do aluno que fez o plantio.

As ações iniciaram em fevereiro deste ano, já tendo atingido mais de 2.600 alunos em 16 escolas da RMR. As escolas são escolhidas em parceria com as Secretarias de Educação Municipais e Estadual, em comunidades que apresentem problema de esgotamento sanitário, a fim de que os jovens coloquem em prática os conhecimentos adquiridos com o programa.

CIDADE SANEADA – O Programa Cidade Saneada é uma parceria público-privada firmada entre a Compesa e a Odebrecht Ambiental para a operação, manutenção, recuperação e ampliação do sistema de esgotamento sanitário dos 14 municípios que compõem a Região Metropolitana do Recife mais a cidade de Goiana, na Mata Norte do estado. Serão investidos R$ 4,5 bilhões para que, em 12 anos, o índice de coleta de esgoto ultrapasse 90% - atualmente, o número é de 30% - com 100% de tratamento para todo o efluente coletado.

Agenda do Missão Ambiental na Escola Pais e Filhos em Dancing Days:

Dia 13.10.14 – Cine Ambiental (Público: Grupo 5, 1º ano e 2º ano);
Dia 14.10.14 – Quiz Kids (Público: 3º anos A e B);
Dia 16.10.14 – A Forca (Público: 4º anos A e B);
Dia 17.10.14 – Oficina com material reutilizável (Público: 5º ano A);
Dia 20.10.14 – Plantio de mudas (Público: 5º ano B)

As atividades iniciam diariamente às 9h30

Imprensa Compesa