quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Saneamento Básico em São Lourenço da Mata

São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR), terá sua cobertura de esgotamento sanitário elevada de 10% para 80% nos próximos 12 meses. A cidade será a primeira a receber as obras com recursos privados do Programa Cidade Saneada, executado pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) em parceria com a Odebrecht Ambiental. Serão investidos cerca de R$ 90 milhões, contemplando 75 mil pessoas. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada hoje (30), na sede da prefeitura do município. A obra tem início imediato e as intervenções de rua começarão na segunda quinzena de outubro no bairro de Ersina Lapenda.

O fato de ser cortado pelo Rio Capibaribe, um dos principais mananciais de água doce do estado, pesou para que o município fosse escolhido para receber logo as obras de esgotamento sanitário. Como a atual rede é insuficiente para atender a demanda da população, muitos dejetos acabam sendo lançados indevidamente no rio, poluindo suas águas. Com coleta e tratamento do esgoto, a expectativa é que o município possa dar um salto na qualidade de vida oferecida a seus habitantes. “Estamos muito felizes por dar essa ordem de serviço para uma obra tão importante e desejada pela população de São Lourenço. É a realização de um projeto que foi idealizado ainda pelo ex-governador Eduardo Campos e que começa a dar seus frutos agora”, comemorou o presidente da Compesa, Roberto Tavares.

Na ocasião, o presidente da Compesa lembrou que o Programa Cidade Saneada foi eleito pela revista Exame, na semana passada, como o segundo empreendimento mais importante para o desenvolvimento do Brasil, em meio a uma lista que considerou 1.500 obras no país. “Essa é uma obra que tem reflexo direto na qualidade de vida da população, que passará a conviver num ambiente com menos doenças de veiculação hídrica, e de extrema importância para o desenvolvimento sustentável das cidades”, afirmou Roberto Tavares.

Além dos benefícios diretos para a saúde da população, que deixará de conviver com esgoto a céu aberto em toda a área urbana, as obras do Programa Cidade Saneada em São Lourenço trarão impacto para a infraestrutura da cidade. “A chegada do esgoto tem repercussão na melhoria dos indicadores de saúde pública e traz também benefícios econômicos, uma vez que o setor imobiliário passa a valorizar mais imóveis inseridos em áreas saneadas”, avaliou o presidente da Odebrecht Ambiental, Pedro Leão.

O prefeito de São Lourenço da Mata, Ettore Labanca, acrescentou que as obras darão fôlego para outros projetos de urbanização previstos para a cidade. “São Lourenço está preparada para, dentro de 20 anos, triplicar sua população, por conta dos projetos de empreendimentos imobiliários em análise. Então, a cidade precisa ter essa estrutura, principalmente nos bairros de baixa renda”, declarou. A geração de empregos também foi celebrada. Ficou acordado que a mão de obra local terá prioridade na ocupação dos cerca de 700 postos de trabalho diretos que serão criados no decorrer das obras.

A expectativa da Compesa e da Odebrecht Ambiental é que, até o final de 2015, o novo sistema de esgotamento sanitário de São Lourenço da Mata já esteja em operação. Os principais bairros onde as obras terão início são Ersina Lapenda, Vila do Reinado, Caiará, Pixete, Centro, Nova Tiúma, Chã da Tábua, Várzea Fria, Capibaribe, Bela Vista, São Paulo e São João, dentre outros.

NÚMEROS DA OBRA
- R$ 90 milhões de investimento
- 75 mil pessoas beneficiadas
- Seis estações elevatórias e uma de tratamento serão construídas
- 200 km de redes coletoras serão implantados
- 700 postos de trabalho serão gerados
- 80% será o índice de cobertura de saneamento no município ao término da obra

Imprensa Compesa