sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Polícia desarticula grupo de tráfico de drogas que agia em Olinda e no Recife

Oito pessoas foram presas, na última quinta-feira (16), suspeitas de envolvimento com tráfico de drogas em Olinda e no Recife. Outros quatro suspeitos envolvidos no esquema já estavam detidos no Centro de Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima. O caso foi apresentado pelo Departamento de Combate ao Narcotráfico (Denarc) nesta sexta-feira (17), na sede de Operações da Polícia Civil, na capital.
O grupo atuava principalmente no entorno do limite entre as duas cidades, em bairros como Salgadinho e Rio Doce, em Olinda, e Santo Amaro, no Recife. Eram dois núcleos, um deles mais próximo do tráfico de armas e munição.
Uma das características que chamou a atenção da polícia é que a quadrilha trabalhava com cocaína e pasta base de cocaína com alto grau de pureza, que normalmente é vendida para outros traficantes. “Eles tinham papéis definidos, cada um com seu desempenho, alguns mais próximos da distribuição, outros da coordenação”, aponta o gestor do Denarc, Sérgio Ricardo. Ao menos um homicídio, ocorrido em Santo Amaro, foi atribuído ao grupo.
Um dos líderes do esquema é um presidiário de 38 anos, condenado por homicídio, que estava beneficiado pela semiliberdade e estava com tornozeleira eletrônica. “São dois núcleos que se unem pelos seus chefes, pelo tráfico de drogas e pela transferência de arma de fogo de um para outro”, explica o delegado Isaías Novaes.
O responsável pelas armas era um homem que trabalhava como vigilante e era líder do lado armado da quadrilha. “A gente considera que o grupo que ficava na parte do Recife era mais responsável pela parte armada. Ele [o vigilante], não foi pego com arma de fogo ontem, ele dificilmente tinha contato com as armas, ele servia como intermediador”, afirma Novaes.
Em uma das casas dele, a polícia apreendeu uma quantidade de cocaína que ainda está sendo computada. Ela estava escondida dentro da caixa de uma bacia sanitária. “O filho dele foi preso anteriormente com cocaína e a ex-mulher dele e a atual mulher foram presos durante a operação”, explica Ricardo.
Na casa do líder ainda foi apreendida uma moto tipo cinquentinha e um automóvel. “O monitorado pela tornozeleira tem um perímetro perto da casa dele, o carro e a moto ultrapassariam esse perímetro, então pressupomos que eram usados para o tráfico”, aponta o diretor de Polícia Especializada, Joselito Kehrle.
Foram apreendidas somente na quinta-feira cerca de R$ 700, aproximadamente 400 gramas de cocaína, duas balanças de precisão, além de celulares e dos dois veículos. Os homens presos foram encaminhados para o Cotel, enquanto as três mulheres foram levadas para a Colônia Penal Feminina, no Recife. Ao todo, durante os dez meses de operação, 20 pessoas foram presas.
Portal G1