sábado, 25 de outubro de 2014

Capacitação de plantas medicinais e fitoterápicos

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) finalizou nesta quinta-feira (23), a capacitação de Enfermeiros da  Rede de Atenção Básica do município de Camaragibe sobre Plantas Medicinais e Fitoterápicos. A ação tem como finalidade por em pratica o decreto que prevê o uso racional das plantas medicinais e dos medicamentos fitoterápicos. O grupo de 30 profissionais foi capacitado desde a última terça-feira (21). 
A iniciativa segue os princípios que norteiam o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, com foco na segurança e eficácia da saúde pública e na conciliação de desenvolvimento socioeconômico e preservação ambiental. Os módulos teórico e práticos foram elaborados pelo farmacêutico Raimundo Fontinele Carvalho, que conta com o apoio de Oscar Gomes, gestor do projeto junto ao IPA e da Presidente do Instituto Darwin, Patrícia Luna. “Esse curso, que já aconteceu em vários municípios de Pernambuco, tem atingido o sucesso perante o público alvo, por ser um curso completo, que une a teoria e a prática em prol de se alcançar a eficácia na saúde pública”, destacou.
As capacitações estão previstas no projeto de Manipulação de Preparados Fitoterápicos realizado pelo IPA em parceria com o Instituto Darwin. De acordo com a Anvisa, são considerados medicamentos fitoterápicos os obtidos com emprego exclusivo de matérias-primas ativas vegetais. Não se considera medicamento fitoterápico aquele que inclui na sua composição substâncias ativas isoladas, sintéticas ou naturais, nem as associações dessas com extratos vegetais.
Instituto Agronômico de Pernambuco