quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Pilates na gravidez

Os benefícios do Pilates já são conhecidos assim como, a importância dessa e de qualquer atividade física para a saúde do corpo e da mente. Grávidas, não fogem à regra, e podem usufruir dessa prática desde que, liberadas pelo médico. E essa atividade física é completa, trabalhando de dentro para fora do corpo a força, tonificação e o alongamento tão importantes nessa fase da vida da mulher. 
Há 7 anos como professora de Pilates, a educadora física, Michelline Almeida, que atua na Academia Corpo Livre, em Boa Viagem, segue em suas aulas o método de Joseph Pilates e tem, entre os alunos, grávidas. Ao longo da gestação a mulher sofre muitas mudanças tanto a nível físico como emocional. Aumento do peso e tensões musculares, mudança do centro de gravidade (que diminui a capacidade de equilíbrio), ansiedade, dores no corpo, diminuição da capacidade respiratória, entre outras são algumas das alterações físicas sentidas pela futura mamãe. A prática do Pilates deverá diminuir ou cessar essas dificuldades de modo seguro e controlado para que a mãe consiga realizar suas atividades diárias com mais conforto, segurança e tranquilidade.
De acordo com Michelline, as grávidas são trabalhadas de modo completo nas áreas de força, flexibilidade, respiração, membros superiores, inferiores e tronco. O que diferencia é o tipo e a intensidade dos exercícios aliados a cuidados específicos como  evitar exercícios que priorizem o equilíbrio ou  que aumentem o risco de queda além de atividades abdominais com flexão de tronco, ou de barriga pra baixo, para não comprimir o feto. Exercícios que aumentem a pressão arterial e que ultrapassem 120 batimentos/minuto são evitados. 
Nas grávidas, de acordo com a profissional, todo o corpo é trabalhado dando ênfase a força nos membros inferiores para evitar dores no joelho em função do ganho de peso e dificuldade ao sentar e levantar, ao ir ao banheiro ou para a cama, diminuindo o risco de queda. “ O alongamento e fortalecimento das pernas (panturrilhas) melhora a circulação e diminui os desconfortos e possibilidade de aumento de varizes. O alongamento e fortalecimento das costas diminui as dores na lombar. Os próprios exercícios de pernas e de braços aliados a respiração própria do Pilates, fortalecem também o abdômen para ajudar nessa sustentação da barriga, na contração do abdômen para ajudar a saída do feto em caso de parto normal e para que o abdômen volte mais rapidamente a sua posição inicial após o parto. 
Em cinquenta e cinco minutos de aula, em turmas de no máximo cinco alunos, os resultados vem rápido.  De um modo geral, na primeira aula o aluno já se sentem melhor, com diminuições de desconforto, melhor postura e respiração. Mas benefícios visíveis, normalmente, só a partir da 10 aula. Claro que isso varia de acordo com a frequência da aluna, no mínimo 2 vezes por semana, e dependendo das condições físicas que ela apresente ao iniciar a prática. Esperando o que para começar?

SERVIÇO:
Academia Corpo Livre
Av. Tenente João Cícero,638, Boa Viagem.
Informações: (81) 3326-1897.