terça-feira, 30 de setembro de 2014

Itep promove curso de Metalização e Aspersão Térmica

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) promove, de 17 a 22 de novembro, o curso de Metalização e Aspersão Térmica: Soluções para manutenção, voltado para engenheiros, estudantes e profissionais ligados à área de manutenção e envolvidos com projetos, produção, desenvolvimento e instalações. As inscrições poderão ser feitas de 1º a 13 de outubro, no site do Itep (http://bit.ly/metalizacao_inscricao) .Trata-se de um novo curso na área de metal-mecânica que o instituto vem oferecer, ampliando as oportunidades de capacitação para este segmento. 
As aulas ocorrerão na sede do Itep no horário das 19h às 22h, de 17 a 21, e das 8h às 13h, no dia 22, completando uma carga horária de 20h. Quem vai ministrar o curso é o engenheiro metalúrgico Luiz Cláudio de Oliveira Couto, que tem vasta experiência em consultoria no Estado de São Paulo e ministra cursos de Metalização – Deposição de Materiais na fabricação e na manutenção de componentes mecânicos e estruturas metálicas para proteção contra desgaste, corrosão e recuperação dimensional; Revestimentos Metálicos para Proteção contra Corrosão; Fosfatização de Metais Ferrosos; e Metalização por Aspersão Térmica na Manutenção. Luiz Cláudio de Oliveira Couto também atua nas áreas de Planejamento e Acompanhamento de Montagem de Instalação Industrial; Desenvolvimento e Elaboração de Processos e Procedimentos Técnicos; e Treinamento Corporativo. 
O curso custa R$ 890, 00, além da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00. O valor do curso poderá ser dividido em até três vezes, sem juros, em cartão de crédito. Caso o aluno deseje pagar o valor integral receberá 10% de desconto.
OBJETIVOS – O objetivo do curso é apresentar o processo de Metalização por Aspersão Térmica como ferramenta eficiente principalmente na proteção contra o desgaste e a corrosão e a recuperação dimensional, passando ainda por outras soluções como: isolamento térmico ou elétrico, condutibilidade elétrica, condutividade térmica, antiaderência, antifricção, autolubrificação e outras. 
Os Processos de Metalização por Aspersão Térmica são conhecidos e muito utilizados no segmento de Manutenção Corretiva e Preditiva, devido principalmente a não causar deformação nas áreas vizinhas à recuperação graças aos baixos valores das temperaturas envolvidas, redução na quantidade de paradas, paradas mais rápidas e menores custos de manutenção e aumento da vida útil das peças, muitas vezes, inclusive quando compradas com as peças novas.
Ao final do curso, o estudante e/ou profissional estará apto a reconhecer como a Metalização poderá ser utilizada com sucesso nas diversas aplicações voltadas a praticamente todo o tipo de segmento industrial, sempre valorizando as ferramentas de que dispõe para solucionar os diversos problemas surgidos em seu dia-a-dia, independente do peso e dimensões da peça, estrutura ou equipamento.
Instituto de Tecnologia de Pernambuco