terça-feira, 23 de setembro de 2014

Ex-ministro Adib Jatene sofre infarto, mas já está bem

O cardiologista e ex-ministro da Saúde Adib Jatene, 82 anos, sofreu um infarto na manhã desta quarta-feira. O médico, que é também diretor geral do Hospital do Coração de São Paulo (HCor), está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital.
De acordo com o boletim médico, o cardiologista sentiu dores no peito durante a manhã e passou por um cateterismo. Durante o procedimento, foi diagnosticada a ocorrência de um pequeno infarto, sendo necessário colocar um stent, uma prótese metálica usada para desobstruir a artéria.
Ainda segundo o boletim, o procedimento foi realizado com sucesso e o médico Adib Jatene passa bem. Ele deve permanecer em observação na Unidade Coronária do HCor.
Ministério - Jatene foi Ministro da Saúde nos governos de Fernando Collor (1990-1992) e Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Acreano, filho de imigrantes árabes, Jatene é conhecido e respeitado internacionalmente, além das dezenas de inovações no meio médico, como o inventor de uma cirurgia do coração, que leva seu nome, para tratamento da transposição das grandes artérias em récem-nascidos, e do primeiro coração-pulmão artificial do Hospital das Clínicas .
Revista Veja com informações da Wikipedia