terça-feira, 30 de setembro de 2014

Detentos podem se inscrever no ENEM a partir de hoje

Abrem hoje (30) as inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2014 direcionadas a pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa. O prazo se estenderá até 30 de outubro.
A inscrição para o Enem nas unidades prisionais será feita exclusivamente pela internet, na página do Inep. O responsável pedagógico deve indicar o número da unidade prisional ou socioeducativa e o cadastro de pessoa física (CPF) do participante.
As provas serão realizadas em 9 e 10 de dezembro próximo, nos estabelecimentos prisionais ou socioeducativos indicados, em cada unidade federativa, pelas secretarias de segurança pública e de justiça e por órgãos de administração penitenciária e de promoção dos direitos da criança e do adolescente.
Cada estabelecimento indicará um responsável pedagógico e firmará termo de compromisso e responsabilidade com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão do Ministério da Educação responsável pela aplicação do Enem. Isso deve ser feito on-line, na página do Inep até o dia 20 de outubro.
O responsável pedagógico fará a inscrição dos participantes e acompanhará todo o processo do exame, até o acesso aos resultados obtidos por aqueles que fizerem as provas. Caberá ainda ao responsável pedagógico pedir a certificação ou a participação do inscrito no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do MEC.
Provas 
No primeiro dia de provas, em 9 de dezembro, serão aplicadas as de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia) e de ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia), com duração de 4 horas e 30 minutos.
No dia 10 de dezembro, será a vez de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação), além da redação. Esta segunda etapa tem duração de 5 horas e 30 minutos, incluída a redação.
Portal R7