sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Segunda dose da vacina contra o HPV começa a ser aplicada

A partir de 1º de setembro tem início a campanha para a aplicação da segunda dose da vacina contra o HPV, realizada pela Secretaria da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica. A campanha acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. As menores devem comparecer ao local acompanhadas de um responsável.

A segunda dose da vacina deve ser realizada em meninas de 11 a 13 anos. Adolescentes que completaram 11 anos e ainda não tomaram a primeira dose, devem comparecer à UBS para realizar a aplicação.

Para as meninas que já tomaram a primeira dose, o Departamento de Vigilância Epidemiológica atenta para que os responsáveis verifiquem a data de retorno na carteira de vacinação, que deve ser após seis meses da primeira dose. Ele orienta também que a segunda dose seja realizada no mesmo local em que foi feita a primeira.

Hepatite A - Neste mesmo dia, 1º de setembro, será incluída no calendário vacinal a dose contra Hepatite A, indicada para crianças de um mês a menores de dois anos. A Vigilância Epidemiológica lembra que é importante a apresentação da carteira de vacinação do bebê.

Diario do Litoral