terça-feira, 26 de agosto de 2014

Rodoviários garantem ônibus nas ruas até quinta (28)

Os rodoviários do Grande Recifeinformaram, nesta terça-feira (26), que não vão fazer novas paralisações nos próximos dois dias – quarta (27) e quinta (28). O sindicato da categoria avisou que fará duas assembleias na quinta, às 9h30 e 15h30, onde os trabalhadores serão informados sobre a nova decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que manteve o reajuste salarial de 10%. Na ocasião, eles vão decidir se fazem ou não uma paralisação na sexta-feira (29).
"Se votarem pela paralisação, os ônibus vão parar de circular a partir das 16h. Mudamos para não prejudicar a população, pois dá para sair de casa, ir para o trabalho, médico e voltar para casa, mesmo que um pouco mais cedo", disse o diretor do sindicato, Josival José da Costa. A categoria fez duas paralisações, na última sexta (22) e na segunda-feira (27), ambas no início da manhã.
A proposta de paralisar na sexta é para continuar pressionando o TST, que ainda vai julgar o mérito do reajuste salarial, por meio da Seção Especializada em Dissídios Coletivos. O jurídico do sindicato acredita que o julgamento deva ocorrer no próximo dia 8 de setembro. "Não estamos satisfeitos com essa situação, queremos acelerar esse julgamento, para que aconteça até o final deste mês, e também para que se mantenha o que o TRT6 decidiu", explicou o presidente do sindicato, Custódio Benílson.
Nova decisão
Em nova decisão liminar publicada nesta terça-feira (26),  o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Barros Levenhagen, manteve a decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), que garantiu 10% de reajuste salarial aos motoristas, fiscais e cobradores de ônibus do Grande Recife.
Levenhagem reconsiderou parcialmente o efeito suspensivo que havia concedido, na última quarta (20), ao recurso do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE), quando tinha estabelecido um aumento de 6% no salário.
Na nova decisão, entretanto, o ministro determina que o reajuste da diária em viagem especial, do auxílio-funeral e da indenização por morte ou invalidez continue em 6% até pronunciamento definitivo da Seção Especializada em Dissídios Coletivos do TST. O reajuste do tíquete alimentação também continua em 6%, e não de 75%, como havia decidido o TRT.
Com a manutenção do acórdão do TRT, o salário será de R$ 1.765,50 para motoristas, de 1.141,69 para os fiscais despachantes e de R$ 812,13 para os cobradores. O salário da categoria já reajustado, com retroativo a 1° de julho, será pago no dia 5 de setembro. Em relação ao reajuste do tíquete fixado em 6%, o jurídico do sindicato afirmou que vai esperar a decisão final da Seção de Dissídios Coletivos do TST.
"Essa reconsideração do ministro é uma vitória para a categoria, mas não vincula à decisão final da Seção Especializada em Dissídios Coletivia do TST, que a gente acredita que deve julgar o mérito no dia 8 de setembro", disse a advogada do sindicato, Maria Rita Albuquerque. O G1 entrou em contato com a Urbana-PE, que informou ainda não ter sido notificada sobre a nova decisão do TST.
Portal G1