quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Programa de inspeção de frutas do Vale do São Francisco

O presidente do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), Frederico Montenegro, fez, hoje (28), às 15h30, a palestra “Logística de Exportação de Frutas Brasileiras”, no XXIII Congresso Brasileiro de Fruticultura, que está sendo realizado em Cuiabá (MT), até a sexta-feira (29). A palestra está incluída na mesa-redonda “Mercado Interno e Externo: Desafios e oportunidades”, que contará também com representantes da Embrapa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ceagesp e Itaueira Agropecuária S/A.  
Na palestra, atendendo a convite da coordenação do Congresso, que custeou a sua viagem, Montenegro abordou o programa Qualifruit.com –Frutas tropicais para o mundo, desenvolvido pelo Itep, com o objetivo de acompanhar as inspeções de contêineres de frutas recepcionados no Porto de Rotterdã, na Holanda, Executado desde 2010, o programa atende a uma demanda dos produtores-exportadores do Vale do São Francisco apresentada ao Governo do Estado e tem garantido apoio à consolidação e à expansão de mercados para os produtores -exportadores do Vale do São Francisco, com resultados bem satisfatórios. O trabalho desenvolvido pelo Itep tem possibilitado o controle dos processos e a garantia da rastreabilidade das frutas até o centro consumidos, reduzindo perdas na exportação.  
Frederico Montenegro destacou na palestra os números positivos do programa: em 2013, foram acompanhados 628 contêineres, despachados por 14 empresas ou cooperativas participantes do programa. O trabalho de inspeção inclui a verificação das condições de acondicionamento das frutas nos pallets, nas caixas e nas embalagens; as condições do produto (temperatura, condensação, machucões, esmagamento e outros); e a qualidade do produto quanto ao brix, ao tamanho da baga, a existência de defeitos na pele, cor e consistência. A análise permite a produção de escore de qualidade e de potencial de armazenamento que o produto alcança em função das condições verificadas. Estes dados são compilados em relatórios repassados aos produtores, de forma individual, e depois disponibilizados, de forma global, no site do Itep (www.itep.br ).  
Destacou o presidente do Itep que os benefícios são inúmeros para os produtores que participam do programa: segurança que os relatórios de inspeção são emitidos em conjunto com o importador; identificação de eventuais danos causados pelo manuseio, armazenamento, acondicionamento e transporte inadequados das frutas; conhecimento da necessidade de adoção de procedimentos para produção de frutas que atendam as exigências dos mercados importadores; e oferta de frutas com qualidade para os importadores e melhoria da competitividade brasileira no mercado internacional.
Instituto de Tecnologia de Pernambuco