segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Jornalista desaparecido desde 2012 é libertado na Síria

O secretário de Estado dos Estados Unidos John Kerry informou no último domingo (24/8) que o jornalista Theo Curtis, desaparecido desde 2012, foi libertado na Síria. O político afirmou que os EUA utilizaram "todas as ferramentas diplomáticas, de inteligência e militar" à sua disposição para assegurar a libertação de outros americanos mantidos como reféns no país.

De acordo com a Reuters, uma fonte do Catar informou que Curtis havia sido entregue a um representante da Organização das Nações Unidas na Síria. "Agências de inteligência do Catar estão por trás da libertação do jornalista. O Catar, como muitos outros países, busca libertar aqueles em cativeiro por razões humanitárias", acrescentou.

O informante, entretanto, não deu detalhes sobre o que o país fez para libertá-lo, alegando apenas que foi uma questão de "comunicação com as pessoas certas no país".

Catar negociou para libertação

A mãe do repórter, Nancy Curtis, confirmou que o governo do Catar negociou para libertar seu filho. Em comunicado, a família manifestou seu "profundo agradecimento aos governos de Estados Unidos e Catar e aos muitos indivíduos, privados e públicos, que cooperaram para negociar a libertação".

"Embora não conheça os termos exatos que se negociaram, representantes do governo catariano nos disseram repetidas vezes que estavam intermediando para conseguir a libertação de Theo por motivos humanitários", acrescentou Nancy.

A mãe do jornalista revelou o alívio de ver o filho retornar e lamentou a morte do companheiro James Foley. Ela disse que conheceu a família do jornalista "durante estes longos meses de incerteza e preocupação" e comprovou "a coragem de Diane Foley e seus esforços heroicos que ajudaram a levantar o espírito das famílias de outros reféns".

Portal Imprensa