quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Feira internacional do setor eólico tem Suape como destaque

O governador João Lyra Neto visitou, na tarde desta quarta-feira (27/08), a feira Brazil Wind Power 2014, que ocorre no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro. O chefe do Executivo pernambucano com executivos e empresários do setor, além da presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Elbia Melo. João Lyra Neto também visitou os estandes da LM Wind Power - empresa produtora de pás eólicas que inaugurou sua fábrica em Pernambuco em outubro do ano passado - e do Complexo Industrial Portuário de Suape, que pela terceira vez marca presença como um dos destaques do evento.

"Essa é maior feira do setor na América Latina, e o Porto de Suape mais uma vez se faz presente com destaque. O nosso porto já abriga quatro indústrias do setor eólico, com investimentos de quase R$ 500 milhões e que geram aproximadamente dois mil empregos diretos, e temos certeza que novos interessados se instalarão em breve em Pernambuco", pontuou o governador, acompanhado pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e presidente do Porto de Suape, Márcio Stefanni.

No estande de 64 metros quadrados de Suape na feira, os executivos e empresários do ramo eólico recebem informações da localização central do Complexo em relação às áreas com grande potencial de ventos, como os estados da Bahia, do Rio Grande do Norte, do Ceará e de Pernambuco. Há também o benefício da infraestrutura de transporte das peças de grande porte do setor (como pás, torres, turbinas e flanges - espécie de aneis conectores da torre com o aerogerador) ligando as vias internas do complexo ao porto e às principais rodovias da Região Nordeste. Suape é, ainda, o primeiro porto brasileiro integrante da ABEEólica. O setor eólico no Brasil conta hoje com 181 usinas instaladas, que juntas têm capacidade de gerar 4,5 gigawatts (GW) médios de energia limpa.

Situado a 50 quilômetros do Recife, Suape possui 105 empresas em operação, divididas em dez polos – sendo o eólico o mais recente deles –, responsáveis por 25 mil postos de trabalho. Com o detalhamento das vantagens, a administração de Suape espera atrair novos negócios para Pernambuco. "No último mês, iniciamos a consolidação do nosso polo eólico, com a terraplenagem da Iraeta, fábrica do grupo espanhol Gonvarri voltada para a produção de flanges. Assim, dentro em breve, ocorrerá em Suape a montagem completa dos equipamentos eólicos, com torre, pás, aerogerador e flanges. Queremos atrair mais indústrias, por isso estamos na Brazil Wind Power, feira onde são apresentadas as últimas políticas na área, os avanços tecnológicos e as estratégias do setor no nosso País", afirmou Márcio Stefanni.

Além da Iraeta, fábrica de 5,5 mil metros quadrados, investimento de R$ 70 milhões e operação prevista para 2015, Suape abriga a fábrica de aerogeradores argentina Impsa, que produz 500 turbinas por ano e foi a primeira a operar no Complexo, no ano de 2008. Também ligada ao grupo Gonvarri, a Gestamp começou a produzir em 2010, fabricando atualmente 500 torres eólicas por ano. Em 2013, a LM Wind Power, empresa produtora de pás eólicas, de capital brasileiro e dinamarquês, iniciou suas atividades no Complexo.

Em sua quinta edição, a Brazil Wind Power possui cerca de 200 expositores e mais de dois mil participantes de diversos locais do País e do exterior. A feira teve início na terça-feira (26/08) e segue até esta quinta-feira (28/08).

Secretaria de Imprensa de Pernambuco