quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Dia Nacional de Combate ao Fumo

Na sexta-feira, dia 29 de agosto, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A data foi criada em 1986, pela Lei Federal nº 7.488, com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a população brasileira sobre os danos sociais, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.
A oncologista Sílvia Fontan, especialista em câncer de pulmão que atua na OncoClínica, no Recife, explica que a doença é uma das principais relacionadas ao consumo do cigarro e totalmente evitável. De acordo com a médica, cerca de 90% dos casos estão associados ao consumo do tabaco. O Instituto Nacional de Câncer – Inca – estima que apenas em 2014 serão 27.330 novos casos da doença, sendo 16.400 em homens e 10.930 em mulheres. Ainda segundo o instituto, em 2011, cerca de 22.400 pessoas morreram em decorrência do câncer de pulmão. 
A especialista informa que os fumantes têm cerca de 30 vezes mais chances de desenvolver o câncer de pulmão. O fumo está diretamente ligado a mais de 50 tipos de doenças, entre respiratórias e cardiovasculares. O principal sintoma do câncer de pulmão é a tosse e, em alguns casos, o sangramento pelas vias respiratórias. O paciente também deve procurar um médico caso apresente pneumonia de repetição. 
O diagnóstico é feito por meio do exame de Raio-X do tórax, que deve ser complementado por tomografia computadorizada. Se a doença for confirmada, é realizado um estadiamento, que é uma análise mais ampla que avalia o estágio da evolução da doença, ou seja, se o câncer está apenas no pulmão ou em outros órgãos. O método é realizado por meio de exames de sangue e radiológicos, como dosagens enzimáticas e ultrassonografia.