quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Cuba e União Europeia avançam em negociações econômicas

A União Europeia e Cuba fechou esta quinta-feira com "progressos significativos" a segunda rodada de negociações para o seu primeiro acordo bilateral. Delegações têm o pontapé de saída conversas em abril e se reunirá novamente no início de dezembro em Havana para discutir a capítulo econômico da aliança. O acordo resultante irá substituir a chamada posição comum adotada unilateralmente pela UE em 1996, a pedido do governo de José María Aznar e categoricamente rejeitada por Cuba. A União Europeia trabalha com a ideia de concluir as negociações sobre o próximo ano. 

"Os cubanos passaram a representantes de Bruxelas muito bem preparados e com espírito construtivo e compromisso que nos permitiu alcançar um progresso muito significativo", comentou o gerente geral para as Américas e chefe da diplomacia europeia da delegação da UE em negociações Christian Leffler.Neste segundo turno, as equipes de negociação se concentraram na área de alcance da cooperação dos direitos humanos e fundamentais para a administração pública, através de emprego e assuntos sociais. Junto com o diálogo político e institucional e relações económicas e comerciais, cooperação definir os três pilares em que as conversações estão estruturados. 

"No nível político ainda há muito trabalho, temos feito progressos na cooperação e abriram o caminho e no pilar comercial e económica mal começaram a negociar", ressaltou Leffler. "Ambos os lados têm um envolvimento pragmático e há um reconhecimento mútuo das preocupações de ambos os lados." 

Longo Prazo - Embora o tom geral exibido pela equipe de negociação europeia tem sido positivo, Leffler admitiu que é um acordo "complexo" e "levar tempo". A delegação da UE evitou decisão sobre os progressos concretos, mas conseguir observou que ter um capítulo "visão comum" de cooperação, incluindo uma das questões mais prementes: a participação da sociedade civil. 

O negociador-chefe europeu resultou, no entanto, nos "enormes" desafios que Cuba se refere ao controlo estatal da economia e da sociedade. "Você tem que se mover em direção a um sistema mais aberto e flexível. Acompanhamos Cuba neste processo, mas ainda temos de encontrar a forma adequada ", ressaltou ao fazer um reconhecimento explícito da situação" positivo "da ilha, em áreas como saúde e educação em comparação com outros países vizinhos . Se o processo de negociação for bem sucedida, Cuba conseguiu superar o impasse institucional a que está sujeita por 18 anos.

Jornal El País - Espanha