quinta-feira, 10 de julho de 2014

ITEP promove curso de Tribologia de Componentes Automotivos

No dia 14 deste mês, às 18h, terá início o Curso de Aperfeiçoamento em Tribologia de Componentes Automotivos, promovido pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), mediante parceria com a Facepe, UFPE, Fiat e ZF. O curso será ministrado por uma equipe formada pelo engenheiro Guilherme Antonio Assis Machado (Fiat) e pelos professores Flavio José da Silva, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPE (Demec/UFPE), e Amilton Sinatora, do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de São Paulo (Escola Politécnica da USP).  
A abertura do curso ocorrerá na sala de aula 1, no Bloco B (térreo) da sede do Itep, na Cidade Universitária. A capacitação será realizada de 14 a 18 de julho, com duração de 20 horas, no horário das 18h às 22h.  
Na abertura, o diretor técnico-científico do Itep, Geraldo Eugênio, fará uma apresentação sobre a inserção do curso no projeto de adensamento do setor metal-mecânico, que tem sido alvo de importante interação entre universidades, instituições de pesquisa e empresas públicas e privadas.  
O curso tem o objetivo de transmitir a engenheiros, professores universitários, pós-graduandos e graduandos das áreas de Engenharia Mecânica, Materiais, Metalurgia, Naval e de Produção uma visão introdutória da Tribologia, que é o estudo do atrito, desgaste e lubrificação em sistemas automotivos enfatizando os aspectos fundamentais. A capacitação tratará da degradação normal dos componentes devido ao uso e visa atingir colaboradores ou futuros colaboradores de empresas automotivas que estão se instalando em Pernambuco.  
As atividades contemplarão aulas teóricas dialogadas e expositivas, nas instalações do Itep. O conteúdo programático a ser abordado durante o curso está dividido em seis módulos da seguinte forma: Introdução, Sistema embreagem – placa, Sistema válvula – sede, Sistema anel-lubrificante-cilindro, Sistemas engrenados (sistema eixo comando x válvulas) e Sistema pneu – pavimento.
Instituto de Tecnologia de Pernambuco