quinta-feira, 17 de julho de 2014

Denúncia de uso de agrotóxicos na UFRPE

O Núcleo de Agroecologia e Campesinato (NAC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco registrou e fotografou o uso do herbicida Glifosato dentro do campus Recife próximo ao departamento de Engenharia Florestal, no Laboratório de solos, no departamento de Tecnologia Agrícola, CEAGRI I e II e próximo ao restaurante que fica dentro do campus. 

Este Veneno é proibido pela ANVISA para uso em áreas urbanas. Esse produto é um risco para saúde das pessoas que circulam dentro da universidade. Professores, estudantes e técnico-administrativos que têm contato com ele podem ter intoxicações agudas ou crônicas, irritações na pele e nos olhos, dermatite, dores de cabeça constantes, náuseas, vômitos, malformações congênitas, distúrbios hormonais e até câncer. 

 O problema se agrava, pois o campus esta em uma área de proteção ambiental e próximo ao Rio Capibaribe, se tornando um problema não só para UFRPE, mas para todo o Recife. A Reitoria que deveria dar o exemplo no sentido de evitar a contaminação ambiental, faz o contrário, permitindo e incentivando o uso de venenos e fazendo o uso de agrotóxicos dentro da Universidade.

 Por este motivo o NAC, o sindicato dos professores da UFRPE (ADUFERPE) e o DCE UFRPE estão chamando um seminário sobre agrotóxicos e saúde e gostaríamos de convidar toda a imprensa recifense para participar deste evento e adquiri mais informações sobre o assunto. 

Programação: 

 Dia 18 de julho de 2014
 Local: Salão Nobre da UFRPE
 Hora: 8:30
 - Palestra com Aline Gurgel – Gerência de Atenção a Saúde do Trabalhador (Secretaria Estadual de Saúde).
 - Depoimentos: Agricultores Clóvis de Barros Luna (Lajedo) e Elias Soares Carneiro (Ribeirão) - Exibição do Filme: O Veneno está na mesa 2, de Silvo Tendler.

 Local: Salão Nobre da UFRPE
 Hora: 11:30 - Entrega do Dossiê sobre o uso de agrotóxicos na UFRPE a Reitora.
 - Entrega do abaixo assinado contra o uso de agrotóxicos na UFRPE

NAC, ADUFERPE e DCE UFRPE