quinta-feira, 17 de julho de 2014

Avião da Malaysia Airlines é abatido na Ucrânia. 298 mortos.

Um avião de passageiros Malaysia Airlines transportando 298 pessoas foi abatido sobre a região devastada pela guerra no leste da Ucrânia na quinta-feira, as autoridades ucranianas disseram, e tanto o governo como os separatistas pró-Rússia que lutam na região negou qualquer responsabilidade pela derrubada da aeronave.

Como colunas de fumaça negra se levantaram perto de uma aldeia controlada pelos rebeldes de Hrabove, um jornalista da Associated Press contou pelo menos 22 corpos no local do acidente. A aldeia está sob o controle de separatistas pró-Rússia e da área viu lutas intensas entre os dois lados nos últimos dias. Combatentes rebeldes no local dos destroços tinha empilhados pertences das vítimas em montes e ameaçaram jornalistas que tentavam filmar cenas.

A insurreição começou depois pró-russa presidente Viktor Yanukovich foi expulso do cargo em fevereiro por um movimento de protesto entre as pessoas que querem laços mais estreitos com a União Europeia, em vez de a Rússia.

Um relatório de notícias russa disse que os rebeldes pró-Rússia pretendem chamar a três dias de cessar-fogo para permitir uma investigação sobre os esforços de acidentes e recuperação.

O Boeing 777-200ER, viajando de Amsterdam para Kuala Lumpur, parecia ter quebrado antes do impacto e os destroços em chamas - que incluía partes de corpos e os pertences dos passageiros - foi espalhados por uma vasta área.

O cockpit e uma das turbinas estavam a uma distância de mais de um quilômetro de um outro. Moradores disseram que a cauda tinha aterrado cerca de 10 quilômetros mais longe. Pedaços de corpos e ossos carbonizados estavam espalhados ao redor do campo. Equipes de resgate plantaram varas com bandeiras brancas em locais onde encontraram partes do corpo.

Alguns jornalistas que tentavam chegar ao local do acidente foram detidos por milicianos rebeldes, que estavam nervosos e agressivos.

O presidente ucraniano, Petro Poroshenko chamado a derrubada de um ato de terrorismo e pediu uma investigação internacional sobre o acidente. Ele insistiu que suas forças não derrubaram o avião.

Pelo menos 154 pessoas do vôo eram cidadãos holandeses, de acordo com a companhia aérea. Havia também 27 australianos a bordo, 23 malaios, incluindo todos os 15 tripulantes, além de 11 indonésios.

Outras nacionalidades até agora identificados foram seis passageiros provenientes do Reino Unido, quatro da Alemanha, quatro belgas, três das Filipinas e um canadense. Há ainda 47 mortos cujas nacionalidades ainda não foram confirmadas.

O presidente russo Vladimir Putin disse que a Ucrânia tem a responsabilidade pelo acidente. Mas ele não abordou a questão de quem poderia ter derrubado o avião e não acusou a Ucrânia de fazê-lo. "Essa tragédia não teria acontecido se houvesse paz nesta terra, se as ações militares não tinha sido renovado na Ucrânia sudeste", disse Putin, segundo um comunicado do Kremlin emitido sexta-feira cedo. E, certamente, o Estado sobre cujo território ocorreu este é responsável por esta terrível tragédia ".

Grã-Bretanha pediu uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU sobre a Ucrânia.

Com informações da Associated Press