quinta-feira, 17 de julho de 2014

Ação educativa da Compesa em Petrolina

Conscientizar sobre o correto uso do sistema de esgotamento sanitário é o objetivo da ação que a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está realizando em Petrolina, no Sertão do estado. Até a próxima terça-feira (22), agentes da companhia irão visitar bares e restaurantes da orla da cidade e promoverão atividades com esse público, como a realização de palestras. A ação teve início na última quarta-feira e já alcançou cinco estabelecimentos. 
Segundo a assistente social da Compesa, Lucy Calazans, o programa tem por objetivo ainda incentivar a construção de caixas retentoras de gordura e alertar os empresários sobre a importância e obrigatoriedade da instalação do equipamento, assim como a realização de manutenções periódicas. 
“Esse é um trabalho de prevenção. A ideia é que haja uma sensibilização e entendimento de que o direcionamento do óleo para as tubulações da rede de esgoto interfere na eficiência da manutenção do sistema”, destacou Lucy. 
O acúmulo de óleo e gordura nos encanamentos provoca entupimentos, refluxo de esgoto e até rompimentos nas redes coletoras, gerando transtornos à população. Além disso, o descarte indevido do óleo causa a impermeabilização e poluição de córregos e rios, destruindo o bioma e provocando enchentes. 
Além de serem instruídos a manter as caixas de gordura dentro dos parâmetros técnicos, os donos de bares e restaurantes estão recebendo dicas de como lidar com o óleo de comida velho. Uma opção é a separação do produto em garrafas pet. “Nos nossos encontros, indicamos a distribuição do produto para a Ecovale, que trabalha com a reciclagem do óleo, ou ainda o descarte das garrafas nas proximidades da lixeira para que sejam recolhidas pela coleta urbana, que deverá dar o destino correto”, afirmou Lucy. 
Apesar da ação, os proprietários de bares e restaurantes que quiserem saber como proceder com a instalação da caixa de gordura podem obter essas informações a qualquer tempo. Basta se dirigir ao Núcleo de Responsabilidade Social da Compesa, localizado na sede da gerência, na Avenida Presidente Dutra, S/N, Centro de  Petrolina, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 17h30.
Imprensa Compesa