sábado, 21 de junho de 2014

Robozinhos batem bola no Colégio Santa Emília

Na próxima quinta-feira (26), estudantes do Colégio Santa Emília com idades entre 08 e 14 anos participam da 1ª Copinha de Robótica. O torneio faz parte do encerramento de primeiro semestre da Escolinha de Robótica e visa contribuir para a formação das crianças, jovens e adultos, desenvolvendo competências que propiciem a criatividade, a inovação e o desenvolvimento tecnológico dos participantes.
O evento acontece na quadra da Unidade 2, em Olinda, às 9h. A entrada é gratuita. O aprendizado transmitido em sala de aula, não servirá apenas para as atividades voltadas para a tecnologia, bem como para o desenvolvimento de outras habilidades necessárias à formação do aluno. Durante o curso os alunos trabalharam raciocínio lógico, trabalho em equipe, liderança, empreendedorismo, controle de dispositivos elétricos e eletrônicos, programação e construção de estruturas de robôs.
De acordo com o professor Paulo Marcelo Pontes, coordenador do Curso, uma das estratégias apresentadas na competição é a de que os robôs terão que simular uma partida de futebol, levando a bola para o gol adversário.  As equipes vencedoras serão premiadas com um troféu e os participantes receberão medalhas.

Participações: A equipe de Robótica do Colégio Santa Emília já conquistou diversos títulos na área. No ano passado, os alunos que integram o grupo de robótica do Colégio, chamado Positronics, consagrou-se bicampeã na principal categoria - Resgate - nível médio, durante a etapa final da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR 2013), que ocorreu na Universidade de Fortaleza, na capital do Ceará. Com isso, os alunos garantiram uma vaga na RoboCup Junior Mundial 2014, realizada, desta vez, no Brasil, na cidade de João Pessoa. No ano passado, o mundial aconteceu na Holanda.