quinta-feira, 26 de junho de 2014

Capacitação da SDS forma 600 profissionais em menos de um ano

A Secretaria de Defesa Social – SDS, por meio do Campus de Ensino Recife – CERE (antiga ACADEPOL), vem realizando capacitações na área de segurança pública. Em menos de um ano, já foram mais de 600 alunos formados em 30 cursos de formação geral e também de preparação para a Copa 2014. A capacitação continuada inclui policiais civis, militares, bombeiros militares, guardas municipais e agentes penitenciários.

“A capacitação leva em conta a necessidade, constante, de aprimorar as técnicas de utilização de armas, de defesa pessoal e abordagem, além da investigação nas áreas envolvendo o tráfico de drogas e os crimes violentos letais intencionais. Deste modo, a fim de que as ações dos policiais sejam realizadas conforme o interesse da sociedade e dentro de um padrão de eficiência e qualificação”, explica o Diretor do CERE, Richardson Silva.

A carga horária varia entre 10 e 280 horas-aula, dependendo do curso escolhido. O efetivo da segurança pública pode escolher entre as opções de cursos que mais se adequam à realidade do seu trabalho. Os temas disponíveis são: Violência Doméstica, Coleta de Amostras Biológicas para Exame de DNA, Curso de Operação em Sistema de Identificação de Impressões Digitais, A Lei 12.299/2010 - Estatuto do Torcedor e as Diretrizes para a sua Aplicação, Análise Classificatória das Impressões Papilares, Coordenação Pedagógica e Oficinas Práticas Pedagógicas.

O Diretor do CERE, Richardson Silva, destaca a relação das capacitações para o êxito do programa de segurança pública de Pernambuco, o Pacto pela Vida – PPV. “A formação geral e continuada é também uma diretriz do PPV e busca contribuir para repressão qualificada e prevenção social do crime e da violência, através da qualificação dos servidores”, afirma.

A preparação para a Copa de 2014 também incluiu cursos como: Atendimento ao Turista nas Delegacias, Dispositivo Elétrico Incapacitante (Spark), Curso de Análise de Interceptação Legal, Curso de Inteligência, Uso Progressivo da Força com Ênfase em Tonfa “cassetete”, Prevenção ao Tráfico de Pessoas e Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

“Eu fiz o curso de Tonfa, pois acho muito importante aprimorar e reciclar o conhecimento das técnicas de uso de equipamentos que são empregados na nossa profissão”, enfatiza o Sargento da Polícia Militar e aluno, Edésio José Fernandes.

A aluna e Escrivã da Polícia Civil também fez o curso de Tonfa, no período em que estava de férias, e exalta a importância de usar o tempo livre para a sua qualificação. “Foi uma experiência rica e bastante proveitosa. Valeu a pena usar as férias para investir na busca de novos conhecimentos”, completa.

O Gerente Geral de Articulação e Integração Institucional e Comunitária, Manoel Caetano Cysneiros, também enfatiza o fato de que o CERE executou 100% dos cursos para a Copa, colocando Pernambuco entre os poucos estados da Federação que atingiram um nível satisfatório de capacitação de seus servidores.
De acordo com o Diretor do CERE, o objetivo dos treinamentos é capacitar os servidores da SDS para atuarem com eficiência e eficácia durante o período dos jogos da Copa do Mundo de 2014 e no dia a dia para receberem os turistas com habilidade, desenvolvendo uma comunicação clara e adequada”, ressalta Richardson Silva.


Secretaria de Defesa Social de Pernambuco