segunda-feira, 9 de junho de 2014

Abastecimento é regularizado em Santa Terezinha

A cidade de Santa Terezinha, no Sertão do estado, teve seu abastecimento regularizado no último fim de semana, quando os técnicos da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) finalizaram os últimos ajustes no sistema. O fornecimento de água já se encontra restabelecido conforme o calendário da companhia. Desde o fim de abril, o município, que foi um dos atingidos pela maior estiagem dos último 50 anos, começou a receber água a partir da barragem do Cascudo, que estava em colapso e que, agora, está com 100% da sua capacidade. 
Por conta do reflexo da seca na região, Santa Terezinha passou cerca de um ano e meio sendo abastecida apenas por carros-pipa. O retorno do abastecimento está sendo possível graças à recuperação de um de seus mananciais: a Barragem do Cascudo. O reservatório conseguiu acumular 480 mil metros cúbicos. No entanto, quando o sistema voltou a receber água, foram identificados vazamentos nas redes de distribuição e em ramais, que precisaram ser reparados. Isso ocorreu devido ao longo período em que o sistema esteve fora de operação. 
“Quando o manancial atingiu cerca de 20% do seu volume, em 30 de abril, começamos a trabalhar na instalação da captação flutuante para atender a cidade. Realizamos os trabalhos em regime de mutirão, visando retirar todos os vazamentos que a rede ainda apresentava”, informou a superintendente da Compesa, Raquel Macêdo. 
Além da Barragem do Cascudo, a cidade de Santa Terezinha capta água na Barragem Zé Antônio, cuja capacidade é de 2.000.000 metros cúbicos. No entanto, esse manancial encontra-se sem condições de operação, pois o nível da água ainda está muito baixo, o que não permite a sua retirada.
Imprensa Compesa