quinta-feira, 29 de maio de 2014

São João do Recife

A Prefeitura do Recife divulgou, nesta quarta-feira (28), a lista completa de atrações nos quatro principais polos do São João da cidade em 2014. Com o tema “O São João do Recife é bom todo!”, a programação da festa vai de 5 a 29 de junho, com mais de 800 apresentações, sendo 99% de artistas locais. Ao todo serão 60 arraiais oficiais, com animação em toda a cidade, com a novidade para os polos infantis. Em 2014 os homenageados são o poeta e cantor Petrúcio Amorim e a quadrilha junina Arraialzinho do Cordeiro, a mais antiga em atuação no município.
Além da descentralização da festa, o prefeito Geraldo Julio destacou a importância de se valorizar os artistas locais em toda a programação. “É a nossa gente fazendo a alegria da nossa gente”, comemorou o prefeito. “É o maior e mais pernambucano São João que o Recife já realizou”, acrescentou. Além de Petrúcio, sobem aos palcos do Recife nomes como Maciel Melo, Irah Caldeira, Quinteto Violado, Selma do Coco, Alceu Valença, Josildo Sá, Silvério Pessoa, Geraldo Azevedo, Zé Ramalho, Elba Ramalho, entre outros.
Este ano, Recife se rende ao caruaruense Petrúcio Amorim, forrozeiro, autor de grandes sucessos, como “Tareco e Mariola”, e também homenageia a quadrilha junina mais antiga em atividade na cidade: Arraialzinho do Cordeiro, que completa 35 anos de existência. “Esta é uma homenagem ao nosso povo e à cultura popular. É um São João que representa nosso povo, valorizando sempre a cultura pernambucana nos eventos que acontecem aqui no Recife”, destacou Geraldo.

A homenagem foi recebida com muita emoção por Petrúcio Amorim. “Uma homenagem em vida é muito importante para o homenageado. A gente vai poder compartilhar e participar ativamente da festa”, disse o forrozeiro. “A felicidade é ainda maior quando um homem do interior é homenageado na capital. Com certeza será um bom São João, muito bem realizado”, pontuou. 


Quem também explicou o motivo que levou a Prefeitura a colocar 99% de artistas locais na programação foi a secretária de Cultura do município, Leda Alves. Para ela, o São João tem que ser feito pelo povo de Pernambuco, para o povo de Pernambuco. “Passamos três meses fechando esta grade de apresentações. A gente quer dar vez e voz a quem não tem. Quem faz o São João do Recife é o povo. Ele que inventou a festa dos santos”, avaliou.
A festa de São João do Recife contará com quatro arraias principais, que homenagearão grandes nomes da cultura nordestina. O arraial da Praça do Arsenal homenageia o compositor João Silva, Dona Selma do Coco será a homenageada do Pátio de São Pedro, o Parque Dona Lindu homenageia Arlindo dos Oito Baixos e o Sítio Trindade terá o Arraial Dominguinhos.

Haverá também programação infantil em quatro pontos da cidade, apresentações em mercados públicos, arraiais descentralizados e arraiais comunitários, com apoio da Prefeitura. Na noite de abertura do período junino do Recife, no dia 5, a partir das 19h, na Praça do Arsenal, também haverá a Caminhada do Forró, com cem sanfoneiros e um aboiador abrindo caminho.

Eu Amo Minha Rua – O concurso cultural “Eu Amo Minha Rua”, que fez grande sucesso quando foi lançado, em 2013, pela Prefeitura do Recife, também faz parte das atrações do São João do Recife 2014, através da Secretaria de Turismo e Lazer e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. O intuito é escolher a rua com melhor decoração na cidade, estimulando a produção coletiva e a preservação das manifestações culturais. Para a edição do São João 2014, as inscrições vão até o dia 19 de junho, no site www.euamominharua.com.br.

Como critério de escolha, serão analisadas a criatividade, a originalidade, a beleza e a mensagem passada com a decoração. A final acontece no dia 25 de junho, restringindo o número de ruas para dez. Todas as ruas que ficarem até a décima colocação serão contempladas com a apresentação, no dia 28 de junho, de um trio de forró pé de serra. A rua que ficar em primeiro lugar irá receber, ainda, uma estrutura completa para o show da cantora Nádia Maia.
Arraiais Descentralizados:
Nascedouro de Peixinhos
Ibura
San Martin
Rua da Moeda
Várzea
Lagoa do Araçá
Santo Amaro
Coelhos
Bomba do Hemetério
Cordeiro
Nova Descoberta
Praça de Boa Viagem
Arraiais Infantis:
Parque Santana
Parque da Jaqueira
Parque Dona Lindu
Ponto de Parada

Mercados (sábados):
Mercado da Boa Vista
Mercado do Cordeiro
Mercado da Madalena
Mercado da Encruzilhada

OUTROS ARRAIAIS
Comunitários
Alto do Capitão (Academia da Cidade)
Alto do Pascoal (Quadra do Rotary)
Alto do Refúgio (Ao lado do terminal de ônibus)
Areias (Rua Ipojuca)
Av. do Forte (Largo do Terminal de Torrões)
Barro (Rua Manoel Salvador)
Bongi (Praça Vitalina)
Brasília Teimosa (Av. Brasília Formosa)
Buracão (Rua Muniz Galvão)
Campo do União (Rua da União)
Campo Grande
Canal do Arruda
Chão de Estrelas (R. Marcílio Dias)
Córrego da Fortuna (Campo de Futebol)
Córrego do Inácio
Córrego do Jenipapo
Dois Unidos
Engenho do Meio (R. Manoel Alves Deus Dará – Em frente ao mercadinho O Baratão)
Guabiraba (Rua Cassiterita – próximo à Escola São Cristóvão)
Ibura de Baixo (Rua Rio Pomba)
Imbiribeira (Rua atrás da Faculdade Universo)
IPSEP
Jardim Monte Verde (R. Maria Lima da Silva)
Jardim São Paulo
Joana Bezerra (Academia da Cidade)
Mangabeira (Largo da Mangabeira)
Roda de Fogo (Praça da Saudade)
Santo Amaro (Largo da Viúva)
Torre (Rua Zilda de Santana)
UR-01 (Quadra da Dalva de Oliveira)
UR-04 (Quadra Esportiva)
UR-05 (Quadra da Boko Moko)
UR-07 Várzea (Rua Serra Nova – Terminal de Ônibus)
Secretaria de Imprensa da Cidade do Recife