quarta-feira, 28 de maio de 2014

Casamento Coletivo em Paulista

Cerca de 20 casais dos municípios de Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma e Itamaracá oficializaram o casamento na última sexta, dia 23. A Cerimônia Coletiva gratuita de casamento civil e religioso foi promovida pelo Sindicato dos Empregados do Comércio do Litoral Norte (Sindecom), que afirma que este foi o primeiro evento do gênero nestes municípios voltado à categoria. A participação nas duas solenidades foi mediante inscrição.
               As cerimônias civil, ecumênica e religiosa aconteceram no mesmo dia. A civil foi realizada no Cartório de Registro Civil de Paulista 1° Ofício, no centro do município, já o casamento ecumênico foi realizado no espaço Armazém 10, às 20h, também no centro de Paulista, onde aconteceu a festa de recepção.
        Para os casais da religião católica, o sindicato proporcionou uma cerimônia religiosa, que aconteceu também na sexta, às 20h, na Igreja Santa Isabel, no centro da cidade. Na igreja, os casais assinaram o termo de casamento civil. Logo após a cerimônia na igreja, os recém-casados foram conduzidos pela organização do sindicato ao espaço Armazém 10. Os trajes e as alianças foram itens opcionais dos noivos. Uma limousine conduziu as noivas aos locais que foram realizadas as cerimônias.
               Uma equipe de fotógrafos esteve à disposição dos casais, que puderam registrar o momento especial. O sindicato disponibilizou dez senhas por casal."O evento teve como objetivo firmar os laços de casais que, por diversos motivos, não conseguiam realizar o sonho de oficializar a união, além de regularizar o casamento para evitar problemas futuros, caso o cônjuge venha a óbito, por exemplo,”, ressalta Fábio Porto, coordenador do evento e presidente do sindicato. 
            As inscrições foram abertas a todos os comerciários das regiões atendidas pela categoria, filiados ou não ao sindicato, mediante a apresentação de documentos, como o registro de nascimento, RG, CPF e comprovante de residência. Os noivos foram isentos das taxas de cartório, buffet e espaço para a cerimônia.