terça-feira, 29 de abril de 2014

Itep obtém certificado ISO

Após quase um ano de auditoria realizada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a Gerência Executiva de Físico-Química e Biologia (GFQB) do Itep, por meio do Laboratório de Química Analítica (LQA), alcançou a extensão do escopo de acreditação pela Norma NBR ISO/IEC 17025 para realizar análises de contaminantes inorgânicos em alimentos. 
Com isso, o escopo acreditado pelo LQA, desde 2008 para análises de água, foi ampliado e passou a abranger análises de concentração de metais-traço em pescados, frutas e mel, tornando o Itep a única instituição em Pernambuco e uma das poucas no Brasil a prestar esse serviço acreditado.  
Entre os requisitos exigidos pela NBR ISO/IEC 17025 estão a validação do método e a participação em ensaios de proficiência (PEP). De acordo com a gerente da GFQB, Ângela Oliveira, a acreditação é uma das exigências dos órgãos fiscalizadores e controladores de alimentos, como também das grandes empresas produtoras e exportadoras de alimentos. 
PROCESSO – O processo de ampliação do escopo de acreditação, iniciado em julho de 2012, foi coordenado pela química industrial Ângela Oliveira, a farmacêutica Márcia Rocha, responsável pela coordenação de qualidade, e o biólogo Sílvio Mário Filho, responsável técnico da instrumentação analítica e validação de métodos. Segundo Ângela Oliveira, a multidisciplinaridade da equipe foi um dos fatores essenciais para a conquista.  
Ligada à Diretoria Executivo-Comercial do Itep, a GFQB é composta pelos seguintes laboratórios: Laboratório de Química Analítica (LQA), Laboratório de Ensaios Microbiológicos (Lemi), Laboratório de Tecnologia Ambiental (Labtam) e Laboratório de Ecologia e Biodiversidade (LEcoBio).
Instituto de Tecnologia de Pernambuco