segunda-feira, 28 de abril de 2014

Ipojuca restringe tráfego em Porto de Galinhas a partir do 1º de Maio

A Prefeitura do Ipojuca, preocupada em melhorar a mobilidade de Porto de Galinhas e garantindo o direito de livre circulação de pessoas pelas vias e logradouros do Balneário, irá restringir o trânsito de veículos fretados para transporte de passageiros (vans, ônibus e micro-ônibus, além de caminhões, carretas e caçambas) a partir do dia 1º de maio (Dia do Trabalhador). Para liberar este tipo de veículo é obrigatório solicitar uma autorização expedida pela Secretaria de Turismo e Cultura (Setuc), de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h,  através do número 3552 1480.  
Haverá uma zona de Restrição de Tráfego para veículos deste tipo, não autorizados previamente pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Setuc), uma das secretarias envolvidas na ação junto com Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Controle Urbano) e a Secretaria de Defesa Social (SDS), através da Autarquia Municipal de Trânsito - AMTTRANS. Um decreto assinado pelo prefeito Carlos Santana será editado e publicado com as medidas e todo o detalhamento da ação.  
Existirão dois pontos de bloqueio: um ficará localizado em frente ao Hospital Carozita Brito, no distrito de Nossa Senhora do Ó, principal acesso às praias, enquanto o outro será próximo à Companhia de Lazer, na Estrada de Serrambi. Agentes do Controle de Trânsito, Controle Urbano e da Setuc estarão nesses pontos. A restrição de circulação atende às solicitações dos próprios moradores do Balneário junto à Prefeitura Municipal. A população reclama da insegurança no trânsito local por conta da quantidade excessiva de veículos nas vias de Porto. A ação começará às 5h da manhã e o descumprimento à proibição acarretará as sanções previstas no artigo 187 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Apenas 16 ônibus fretados, previamente autorizados, terão acesso a Porto de Galinhas. Aqueles que não portarem o documento, assinado por um servidor da Setuc, retornarão imediatamente desses pontos. 
Além dos bloqueios, haverá um local fixo para desembarque e embarque de passageiros, próximo à Rua da Esperança, o que será controlado por agentes públicos e terá um tempo pré-determinado para acontecer. Já o estacionamento dos 16 veículos fretados, devidamente autorizados, ficará localizado na Estrada de Maracaípe, num trecho a ser definido pela Prefeitura Municipal. Aqueles veículos que tentarem burlar a proibição, por exemplo, chegando antes do bloqueio, poderão ser retirados do Balneário, através de guinchos, além de arcarem com as sanções legais previstas no CTB.
Já os demais ônibus de turismo que se dirigirem aos hotéis, pousadas e resorts de Porto de Galinhas serão apenas controlados pelos agentes de Trânsito, porém não terão o acesso proibido.
Secretaria de Imprensa de Ipojuca