terça-feira, 25 de março de 2014

Ressocialização: detento da Penitenciária de Igarassu passa no vestibular de Agronomia

André Luiz Matias de Almeida, 39 anos, que cumpre pena no Presídio de Igarassu - PIG, foi aprovado no Sistema de Seleção Unificada – SISU. Com a quinta melhor pontuação (594,4), no Enem, o reeducando conseguiu a classificação para cursar Agronomia pela UFRPE. 
Para alcançar este objetivo, André Luiz, que concluiu o ensino médio fora do presídio, contou com o apoio da gerência da unidade prisional para se preparar para o exame.  O reeducando também obteve êxito no Prouni, que oferece bolsa integral para alunos de escolas públicas em faculdades privadas. André conseguiu a única vaga disponível para o curso Gestão em Recursos Humanos Unopar/EAD.  
O Sistema Penitenciário de Pernambuco continua liderando o ranking nacional da educação prisional. No Estado 27% da população carcerária frequenta a sala de aula, enquanto a média no resto do País é de 11%. De acordo com o secretário de ressocialização, Romero Ribeiro, a meta é ampliar a oferta de estudo nas unidades carcerárias. “Hoje temos pouco mais de 8 mil reeducandos estudando, mas a meta para 2014 é fechar o ano com 10 mil alunos.  De janeiro até agora já foram realizadas 700 novas matrículas”, explicou Ribeiro. “É importante ressaltar a parceria que temos com a Secretaria Estadual de Educação”, completou. 
Em 2013, Henryton Klysthenes, também cumprindo pena no mesmo presídio, obteve pelo SISU a 7ª colocação (698 pontos) do curso de Licenciatura em Matemática, oferecido pela UFRPE. A cada ano o número de inscritos no Enem Prisional cresce em Pernambuco. Em 2010 foram 104 inscrições. No ano seguinte 172 reeducandos realizaram a provas do Enem. Em 2012 o número saltou para 283. Já em 2014 foram 442.

Secretaria de Ressocialização de Pernambuco