sexta-feira, 28 de março de 2014

Prefeitura do Ipojuca comemora 168 anos de Emancipação Política

Polo turístico do Brasil e do mundo, Ipojuca é destaque no cenário mundial por suas belas praias e atrativos, como os engenhos da zona rural do Município. Para celebrar o marco histórico dos 168 anos da Emancipação Política, na data oficial, dia 30 de março, o prefeito Carlos Santana preparou uma programação especial e dedicada à população, com início no dia anterior. 
No próximo sábado (29), os ipojucanos receberão, a partir das 8h, o Programa Ipojuca Cidadã. A Escola Municipal Santa Inês, no Ipojuca Sede, vai ofertar prestação de serviços, como emissão da primeira via da Carteira de Identidade, teste de glicose e aferição de pressão arterial, atendimento odontológico, recadastramento do Bolsa Família, vacinação contra o vírus HPV (meninas entre 11 e 13 anos), teste rápido do HPV, entre outras oportunidades. 
Já no domingo (30), data da Emancipação, a gestão municipal programou várias atividades, com início às 8h, com o Hasteamento da Bandeira em frente ao prédio sede da Prefeitura e às 9h, será inaugurada a Casa de Apoio Raio de Luz. Com a coordenação da Secretaria de Bem Estar Social, o Lar abriga crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica, física, sexual ou negligência familiar. Em seguida, a partir das 10h, será oficialmente inaugurada a reformulação do PSF Camela-Centro. A unidade foi readequada dentro dos padrões modernos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, contando com clínica médica, odontologia, sala de vacinação e atendimento especial para crianças e idosos. Como parte dos festejos, um torneio de futebol acontece durante a manhã do domingo na Escola Frei Otto, em Nossa Senhora do Ó. Os atletas que se destacarem serão contemplados com premiação. À tarde, a partir das 15h, a Praça de Nossa Senhora do Ó vai oferecer para a garotada atividades recreativas, com jogos e brincadeiras.  
As comemorações da Emancipação Política não param por aí, às 19h a tradicional missa do Ipojuca será em comemoração à data, em seguida, terão início os festejos profanos, com shows culturais e artísticos na rua. Destaque para as bandas Thiachica e Cavaleiros do Forró, a festa acontecerá na Praça Getúlio Vargas, Ipojuca-Sede. 
Histórico - O distrito de Nossa Senhora do Ó foi fundado no século XVI e é mais antigo que a própria sede do município do Ipojuca. As terras da região pertencentes aos indígenas foram tomadas e seus donos escravizados pelos senhores de engenho, onde desenvolveram os canaviais. Pouco tempo depois foi construída a Capela, sob a invocação de Nossa Senhora do Ó, e atualmente recebe centenas de fiéis toda semana.  
A Assembleia Legislativa Provincial de Pernambuco, através da Lei Provincial nº 152, de 30 de março de 1846, concedeu a Emancipação Política ao município do Ipojuca, com sede na então povoação de Nossa Senhora do Ó. Em 1849, a sede foi transferida para a povoação de São Miguel do Ipojuca em razão da Lei Provincial nº. 236, de 22 de maio do mesmo ano. Durante quase meio século, oscilou a sede do Município entre as duas regiões. Em divisão territorial datada de 1º de janeiro de 1979, o Município foi constituído por três distritos: Ipojuca (sede), Camela e Nossa Senhora do Ó.
Secretaria de Imprensa de Ipojuca