terça-feira, 25 de março de 2014

Itep promove palestra sobre solução em software livre para dados geográficos

Criador do sistema i3Geo, o geógrafo Edmar Moretti (foto) estará no Recife, na próxima quinta-feira (27), para realizar uma palestra sobre a ferramenta. Desenvolvido em software livre, esse é hoje um dos sistemas mais utilizados na área de geoprocessamento. O evento é promovido pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), através de sua Unidade de Geoinformação (Ugeo) e de seu Mestrado em Tecnologia Ambiental, como parte de seu Projeto Institucional de Inteligência Geográfica. A palestra acontecerá na sede do Itep, localizada na Cidade Universitária, às 10h.
Referência na área de WebGIS (Geographic Information Systems Resource), o i3Geo é baseado em um conjunto de outros softwares livres, principalmente o Mapserver. O sistema é homologado pela Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde). Instituída pelo Governo Federal em 2008, a Inde padroniza as tecnologias, políticas e mecanismos de mais alto padrão na geração, no armazenamento, no acesso, no compartilhamento, na disseminação e no uso dos dados geoespaciais.
Desenvolvido por Moretti para o Ministério do Meio Ambiente, o i3Geo está disponível no Portal do Software Público Brasileiro (SPB), comunidade que conta atualmente com 13 mil membros. A popularidade da ferramenta pode ser notada pelos mais de 470 mil resultados ao se efetuar uma busca pelo sistema no buscador Google. O programa possui código aberto, podendo ser redistribuído ou modificado, sob os termos da Licença Pública Geral (GNU). Além da disponibilização de dados geográficos, o sistema também apresenta um conjunto de ferramentas de navegação, geração de análises, compartilhamento e geração de mapas sob demanda.
Entre as instituições que adotaram a ferramenta, estão a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Comissão Nacional de Cartografia (Concar), o Instituto de Pesquisa da Amazônia (IPA), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Fundação Nacional do Índio (Funai), o Ministério da Educação (MEC), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). 
Como desenvolvedor do i3Geo, Edmar Moretti hoje integra a equipe de desenvolvimento do Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS (Demas), do Ministério da Saúde, que também passará a utilizar o sistema.
Instituto de Tecnologia de Pernambuco