quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Secretaria da Mulher promove curso para comissão de mulheres negras

Durante essa semana, a Secretaria da Mulher de Pernambuco realiza o I Módulo do Curso Formação Sociopolítica voltado para mulheres que compõe a Comissão das Mulheres Negras Metropolitanas. A capacitação ocorre no Centro de Mulheres Metropolitanas, em Brasília Teimosa e prossegue até a próxima sexta-feira (07). 
O tema central deste módulo é Gênero e Feminismo. As aulas serão realizadas no horário da tarde num total de 12 horas/aula. 
A abertura do evento foi realizada pela Gerente de Fortalecimento Sociopolítico da SecMulher/PE, Karine Farias, que representou a Secretária Cristina Buarque. Ela falou para as participantes sobre a importância do curso para o fortalecimento sociopolítico das mulheres da comissão, nivelamento e apropriação dos conceitos e falou sobre aspectos da capacitação. “este é um primeiro momento, no qual estamos buscando passar noções básicas sobre o gênero e feminismo, mas a proposta é termos uma formação continuada, explicou Karine Farias. 
Cleide Lopes, da Associação Afro de Camaragibe, uma das participantes, afirmou que já vem participando das capacitações oferecidas pela SecMulher/PE, o que vem trazendo conhecimento para sua vida”isso vem me fortalecendo muito como pessoa.  Já Bernadete Tavares, do Conselho da Mulher Idosa, disse que o aprendizado é importante e que vai aplicá-lo em seu dia a dia.  
PROGRAMAÇÃO – Durante os quatro dias de realização do curso será escolhido um tema para que as participantes possam debater e em seguida haverá a exibição de um vídeo.  A capacitação tem como facilitadora a técnica da SecMulher/PE, Marta Coutinho.  
No primeiro dia do curso - segunda-feira, 03, puderam assistir ao vídeo “Um Sonho Impossível? E acorda Raimundo, Acorda”; amanhã, 04, está prevista a realização de um debate sobre Gênero: Relacionamento Natureza e Cultura – e sobre o texto “O que é o Gênero?”, de Marion Teodósio de Quadros, em seguida haverá a exibição do vídeos : “Gênero: Homem X Mulher”; Exposição Dialogada: Conversando sobre Gênero.
Na quarta-feira, 07, será a vez de se abordar o tema Gênero :Desigualdade e  Diferença; Divisão Sexual do Trabalho; maternidade e maternagem; Diagnosticando a Sociedade a partir de uma perspectiva de gênero. Texto. Oque é Gênero?”, de Graciete Santos e Cristina Buarque. Em seguida haverá a exibição do vídeo: Vida Maria; exposição dialogada: Conversando sobre Gênero.  
Na sexta-feira, dia 08, o tema a ser abordado será Feminismo:Conhecendo o Feminismo, Texto feminismo para Leigos, de Clara Averbuck. O vídeo a ser exibido será  Movimento Feminista.  

Secretaria da Mulher de Pernambuco