sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Obras do Sistema de abastecimento Siriji

A partir de março, mais de 40 mil pessoas dos municípios de Buenos Aires, Vicência e Aliança, na Mata Norte, receberão água todos os dias. Elas serão beneficiadas pela primeira etapa do Sistema Produtor do Siriji que vai ampliar o abastecimento em oito cidades da região. Para conferir o ritmo acelerado das obras, o presidente da Compesa, Roberto Tavares  e o diretor do Agreste, Leonardo Selva, farão uma visita hoje (7), ao distrito de Murupé, em Vicência, onde está a maioria das unidades integrantes do sistema produtor. Até o final deste mês, a primeira etapa do sistema começará a operar em fase de testes. 
O Sistema Produtor do Siriji é um empreendimento estruturador que está sendo tocado com recursos da Compesa, do Governo do Estado e do Ministério da Integração. Ao todo, estão sendo investidos R$ 72 milhões para ampliar o abastecimento de água para cerca de 115 mil pessoas. Além dos três municípios contemplados na primeira etapa do projeto, serão atendidos, ainda, Condado e Itaquitinga, na segunda etapa, e São Vicente Férrer, Macaparana e Machados, na terceira. A previsão é que o segundo bloco do sistema comece a operar em abril e o terceiro, até setembro de 2014. Segundo o presidente da Compesa, Roberto Tavares, o empreendimento irá gerar desenvolvimento para a região e melhorar a qualidade de vida das pessoas. 
Todas as oito cidades que serão atendidas pelo Sistema Produtor do Siriji estão com o abastecimento comprometido por conta do crescimento das populações e das limitações dos sistemas existentes, que não acompanharam o desenvolvimento urbano. Além disso, as barragens que atendem os municípios são de pequeno porte. O novo sistema vai complementar o abastecimento captando água na barragem do Siriji, que tem capacidade para acumular 17 milhões de metros cúbicos, e incrementando a oferta de água em 300 litros por segundo. 
Estão sendo implantados 114 quilômetros de tubulações, sendo 43 quilômetros na primeira etapa e 71 quilômetros nas segunda e terceira etapas. Do primeiro bloco, fazem parte estações elevatórias de água tratada e de água bruta (que ainda não foi tratada), uma estação de tratamento de água com capacidade para 300 litros por segundo e um reservatório com capacidade para 900 mil litros de água. Já nas duas etapas seguintes, serão construídas uma estação elevatória de água tratada para Machados e outra para atender São Vicente Férrer e Macaparana, além de um reservatório com capacidade para 650 mil litros. 
O novo sistema faz parte dos esforços empreendidos pelo governo do Estado  para garantir água com qualidade para os pernambucanos. “O sistema integrado do Siriji é um exemplo desse esforço. Graças a ele, vamos complementar a oferta de água em oito cidades, melhorando consideravelmente o abastecimento na região”, complementou o diretor do Agreste, Leonardo Selva.

Imprensa Compesa