quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Laboratório de referência em água e esgoto

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) firmam, amanhã (6), um protocolo de intenções para a execução de um programa de colaboração técnico-científica para a instalação do primeiro laboratório do estado numa universidade para estudos e desenvolvimento de tecnologias em água e esgoto. O L’acqua será construído numa área de 1 mil metros quadrados, ao lado do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), no campus da Cidade Universitária, no Recife. A cerimônia para selar a parceria será no Auditório Reitor João Alfredo, no prédio da reitoria, às 10h. Participarão do evento o presidente da Compesa, Roberto Tavares, o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, e outras autoridades. 
A expectativa da Compesa e da UFPE é poder desenvolver um ambiente de pesquisas e desenvolvimento de tecnologias que favoreça a melhoria dos serviços prestados pela companhia à população. A partir dos estudos que serão feitos no L’acqua, será possível encontrar soluções mais eficazes e menos onerosas para problemas como localização e contenção de vazamentos e mapeamento das redes de água e esgoto. No que diz respeito à qualidade da água, os estudos devem ser direcionados para a criação de novas metodologias, tecnologias e equipamentos de análises químicas, físicas e biológicas.  
Além de fomentar novas pesquisas, o laboratório vai servir como centro de treinamento para atuais e futuros técnicos da Compesa e pesquisadores da universidade. A proposta é que a Compesa construa o laboratório e ofereça toda a infraestrutura necessária para seu funcionamento. Os recursos para o desenvolvimento de estudos sairiam da própria empresa e das instituições fomentadoras de pesquisa estadual e nacional. 
Serviço
Assinatura do protocolo de intenções para a instalação do laboratório L’acqua
Quando: quinta-feira (6), 10h.
Local: Auditório Reitor João Alfredo, Reitoria da UFPE, Cidade Universitária, Recife.
Instituições parceiras: Compesa e UFPE
Imprensa Compesa