quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Após polêmica, Recife muda grade do Carnaval e põe shows depois das 2h

A Prefeitura do Recife divulgou, nesta terça-feira (19), nova versão da programação de Carnaval. Diferentemente da primeira grade, anunciada em 29 de janeiro, os últimos shows de cada noite de folia, principalmente os do Polo Marco Zero, começam mais tarde. O fato de aPolícia Militar ter declarado que órgãos de segurança e o governo municipal acordaram para que os quatro dias de festa terminassem às duas da madrugada gerou críticas entre foliões e movimentos sociais.

No último dia 12 de fevereiro, o presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Roberto Lessa, negou ao G1 que existisse limite de horário acordado com a PM e explicou que a diferença nos horários encontrados nas grades do Carnaval 2013 e 2014 foi causada por disponibilidade das bandas e grupos musicais. "Não estamos readequando [a grade] agora por conta da polêmica. Nosso Carnaval é imenso, com muitos polos, por isso estamos a todo o momento fazendo ajustes. Este ano, a festa não vai ser menor em nada, ao contrário, será maior, com mais polos e mais atrações”, disse Lessa, nesta terça.

VEJA AQUI A NOVA PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL DO RECIFE

Na primeira versão da grade de 2014, a cantora Gaby Amarantos seria a atração a se apresentar mais tarde no palco do Marco Zero, a partir de 1h40. Em 2013, houve atração começando até as 3h, a exemplo da banda Titãs. O tradicional arrastão do frevo também teria o horário antecipado das 5h (em 2013) para as 3h (este ano). Diante da polêmica, no começo deste mês, o governo municipal publicou um banner nas redes sociais com a seguinte frase: “A Prefeitura mandou avisar: o Carnaval não tem hora para acabar”.


Com a grade da festa reformulada, Gaby Amarantos agora subirá ao palco do Marco Zero às 2h ao invés de 1h40, no sábado (1° de março). Nação Zumbi se apresentará às 3h em vez de 1h30, no domingo (2 de março). Jorge Aragão está marcado para as 2h ao invés de 1h30, na segunda (3 de março). O arrastão do frevo, com mais de 200 músicos regidos pelo Maestro Spok, volta para as 5h.

Novas atrações
Além da mudança nos horários, há novas atrações escaladas para a festa, como a cariocaMaria Gadú, que se apresenta no sábado (1° de março), no Pátio de São Pedro, às 19h. Esta é a primeira vez que a cantora traz para a folia recifense o show completo. Ela entrou no lugar de Sandra de Sá, que foi recolocada para o polo do Alto José do Pinho, na segunda (3 de março), à meia-noite. Outra novidade é Moraes Moreira, junto com seu filho Davi Moraes, tocando no Marco Zero, na terça-feira (4 de março), às 22h.

Semana Pré-carnavalesca
A festa já começa neste domingo (23), no Marco Zero, Praça do Arsenal, Pátio de São Pedro e Rua Moeda, todos no Centro do Recife. As atrações vão do maracatu ao frevo, passando pelo samba, afoxé, coco e pela ciranda. A programação está dividida em quatro dos principais polos da folia, com blocos líricos, desfiles de agremiações e shows de artistas da cultura popular pernambucana.

partir das 16h tem início, no Pátio de São Pedro, o Segundo Encontro das Nações de Maracatu de Pernambuco, com Almirante do Forte, Cambinda Africano, Centro Grande Leão Coroado, Axé da Lua, Encanto do Dendê, Estrela de Olinda, Gato Preto, Linda Flor, Nação Luanda, Oxum Mirim, entre outros. Já a partir das 19h30, o polo se transforma para o PRE no Reggae, com Marlevou,Semente Yeshua, Caravana do Reggar e Cidade Verde.
Também a partir das 16h, na Praça do Arsenal, os foliões podem entrar na dança com o projeto Dançando na Rua, que na semana pré-carnavalesca traz Maestro Spok e orquestras Gafieira de Bamba e Universal.

A Rua da Moeda se transforma, a partir das 18h, em um grande palco para as orquestras de pau e corda com o projeto Lirismo na Moeda, com desfiles dos blocos Utopia e Paixão, Rodas da Boa Vista, Compositores e Foliões, Flabelo Encantado, Edite no Cordão, Lírico Flores do Capibaribe, Artesões de Pernambuco e o coral e orquestra Evocações do Maestro Barbosa. Para esquentar anoite, às 22h tem início a final do festival de música autoral Pré-AMP.

Comemorando 150 anos, a Nação de Maracatu Leão Coroado sai do Marco Zero em direção às principais ruas do Bairro do Recife, a partir das 20h. No palco, acontece a Noite das Alfaias, o tradicional encontro de maracatus, com o Leão Coroado, Cambindinha de Araçoiaba e Raízes do Pai Adão. Além disso, Lia de Itamaracá faz sua grande ciranda, seguindo Selma do Coco, Bongar e Mestre Galo Preto.
Portal G1