quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

SecMulher vai homenagear Desembargadores por atuação no enfrentamento da violência contra as mulheres

O aniversário de quatro anos da 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher será comemoradonesta sexta-feira, 24, com uma solenidade de lançamento do Mutirão “Arquivo Zero”, que integra o Programa Justiça para as Mulheres: Agora e Sempre, desenvolvido pela Secretaria da Mulher de Pernambuco em conjunto com diversas entidades. 
 
O evento ocorrerá a partir das às 14h30 horas, na própria Vara, localizada na Rua Dom Manoel Pereira, 170, Santo Amaro. Na programação do evento consta a realização de uma homenagem pela Secretaria da Mulher/PE ao chefe do Poder Judiciário, ao decano do Tribunal e ao corregedor geral da Justiça (e próximo presidente da instituição) - desembargadores Jovaldo Nunes, Jones Figueirêdo e Frederico Neves, respectivamente pelo empenho no enfrentamento da violência cometida contra as mulheres. Os magistrados contribuíram para a criação e instalação das sete Varas de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher no Estado, nas Comarcas de Recife (1º e 2º), Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho e Igarassu.
 
Estarão presentes ao evento o Presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Desembargador Jovaldo Nunes, a Secretária da Mulher de Pernambuco, Cristina Buarque, a Juíza de Direito Titular da 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Dra. Marylúsia Feitosa, a Diretora Geral de Enfrentamento contra a Violência de Gênero da SecMulher, Fábia Lopes, entre outras autoridades.
 
MUTIRÃO – O Mutirão Arquivo Zero objetiva acelerar o julgamento dos crimes cometidos contra as mulheres pernambucanas que correm atualmente nas Varas do Judiciário.  A iniciativa deste programa surgiu durante reuniões da Câmara Técnica de Enfrentamento da Violência de Gênero contra as Mulheres do Pacto pela Vida.
 
A ação já foi realizada na 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, durante os meses de outubro, novembro e dezembro do ano passado.
 
De acordo com informações da juíza Marylúsia Feitosa, a 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher possui 11.778 ações judiciais. Destas, 7.995 tratam de medidas protetivas urgentes. A magistrada informa que o Mutirão Arquivo Zero deverá ter continuidade durante todo o ano de 2014 em sua unidade judiciária.

Secretaria da Mulher de Pernambuco