sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Expectativa do Comércio para este mês

A expectativa da CDL Recife para o comércio em janeiro é positiva, apontando para um crescimento nas vendas do varejo Pernambucano em torno de 4%, quando comparado ao mesmo período no ano passado. Em relação ao mês de dezembro, espera-se que as vendas do varejo registrem redução na ordem de 16%, neste primeiro mês do ano.

Embora moderado, o resultado esperado para janeiro é satisfatório. Apesar da elevação da taxa básica de juros da economia e das recentes reduções dos incentivos sobre produtos industrializados, é esperado que o nível de emprego em patamar elevado e a renda em ascensão, juntamente com o crédito facilitado contribuam para o desempenho positivo do setor em janeiro. Além disso, os segmentos de “papelaria e escritório” e as liquidações, comuns nesta época do ano, também devem ter destaque na alavancagem das vendas.

A queda que pode ocorrer nas vendas entre dezembro de 2013 e janeiro de 2014 poderá ser explicada em razão do efeito sazonal deste período do ano. Como dezembro é um mês notadamente caracterizado pelo forte aquecimento do setor, há certa elevação na base de comparação.

Para 2014, projeção é de que haja desaceleração das vendas do comércio em Pernambuco, comparado a 2013. Tal expectativa é fruto do cenário econômico instável com inflação elevada e estimativa de menor crescimento da economia esse ano.

CDL/Recife