sábado, 14 de dezembro de 2013

Notícias culturais do ITEP

CTCD promove Mostra Cinema e Direitos Humanos 
O Centro Tecnológico de Cultura Digital – Nascedouro de Peixinhos, unidade de educação profissional coordenada pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), recebe, de 17 a 29 deste mês, a 8ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Cultura. 
Serão exibidos três curtas-metragens e dois longas-metragens com temáticas referentes a estes e outros temas. As sessões são gratuitas – com direito a pipoca – e contarão com debates relacionados aos temas tratados em cada um dos filmes.

Confira a programação:

Dia 17.12
14h     Caixa D’Água – Qui-Lombo é Esse?
(Dir.: Everlane Moraes | 15min)
Documentário sobre a necessidade do resgate mnemônico das histórias de vida de uma comunidade quilombola aracajuana, que resiste em meio à urbanização desenfreada da cidade, estando o foco do trabalho na preservação da oralidade das cinqüenta e cinco pessoas entrevistadas e na valorização da cultura negra sergipana.

15h     Doméstica
(Dir.: Gabriel Mascaro | 75min)
Durante uma semana, sete jovens se tornaram cineastas amadores e filmaram o cotidiano de suas empregadas domésticas. O material foi entregue ao diretor Gabriel Mascaro que compilou os momentos mais marcantes neste documentário.

Dia 18.12

14h     Brasília Segundo Feldman
(Dir.: Vladimir Carvalho | 22min)
Material documental filmado pelo 'designer' americano Eugene Feldman, em visita à Brasília na época de sua construção: a precariedade da segurança dos trabalhadores em razão do ritmo acelerado das obras e depoimentos de pioneiros sobre as condições de vida dos candangos.

15h     As Hiper-Mulheres
(Dir.: Takumã Kuikuro, Carlos Fausto e Leonardo Sette | 22min)
Temendo a morte da esposa idosa, um velho pede que seu sobrinho realize o Jamurikumalu, o maior ritual feminino do Alto Xingu (MT), para que ela possa cantar uma última vez. As mulheres do grupo começam os ensaios, enquanto a única cantora que de fato sabe todas as músicas se encontra gravemente doente.

Dia 19.12

14h     Kátia
(Dir.: Karla Holanda | 74min)
O filme conta a história de Kátia Tapety, a primeira travesti eleita a um cargo político no Brasil. O documentário, que está na programação do 45° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, é resultado de 20 dias de convívio da equipe de filmagens com ela no sertão do Piauí.


8ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Nascedouro de Peixinhos
Quando? 17 a 19 de dezembro, de 14h às 17h
Onde? Centro Tecnológico de Cultura Digital (Av. Jardim Brasília, s/n – Peixinhos – Olinda)

Informações
(081) 3183.5547 | 9870.1031 (Selma Vasconcelos – gestora do CTCD)

:::::::::::

Oficina de Fotografia para público da terceira idade

Nos dias 10 e 11, o Centro Tecnológico de Cultura Digital Nascedouro de Peixinhos (CTCD) promoveu a Oficina de Fotografia para iniciantes da terceira idade, ministrada pelo colaborador da Diretoria Técnico-Científica (DTC), Robson Santos. Os 12 alunos inscritos foram apresentados aos conceitos básicos de fotografia, como exposição, abertura do diafragma, composição fotográfica, ISO e velocidade do obturador. A oficina teve duas saídas fotográficas no próprio espaço do Nascedouro de Peixinhos. Uma antes e outra depois do primeiro contato com as informações transmitidas em sala de aula.

“A oficina teve o objetivo de inserir o público da terceira idade no mundo da fotografia digital, estimular a sensibilidade e o olhar fotográfico de cada um”, disse a coordenadora do CTCD, Selma Leite. Segundo ela, as aulas de fotografia atenderam a um pedido dos próprios alunos, interessados pelo assunto.

A experiência de ensinar a alunos da terceira idade foi gratificante para Robson Santos. Ele contou que “o público é diferente e possui uma velocidade de aprendizado muito específico, além de uma vontade muito grande de aprender. Eles nos ensinam muito. Foi uma experiência única”.

A oficina de fotografia faz parte da matriz curricular do curso de formação inicial continuada (FIC) de "Informática Básica, com ênfase em ferramentas para escritório". Este curso é o segundo que os alunos realizam no CTCD.

::::::::

Formatura conjunta dos cursos do CTCD na sede do Itep

No próximo dia 20, às 15h, haverá a formatura conjunta dos quatro cursos de formação inicial continuada (FIC) promovidos pelo CTCD no segundo semestre de 2013, com a entrega dos certificados aos concluintes. O evento ocorrerá na sede do Itep, no auditório Pelópidas Silveira.

Os cursos tiveram duração média de 80 h/a e foram voltados para os eixos tecnológicos de Informação e Comunicação e Produção Cultural e Design. Ao todo, serão 75 alunos formandos de todos os cursos.

Os trabalhos produzidos pelos alunos estarão em exposição no hall da Incubatep das 14h às 15h. As alunas do curso de Informática Básica irão expor fotos tiradas na Oficina de Fotografia e falar um pouco do que é se envelhecer em mundo informatizado. Haverá apresentações musicais ao final da cerimônia, às 17h, com os alunos de Produção Musical.
Instituto de Tecnologia de Pernambuco