sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Listão do IFPE foi divulgado hoje

Foi divulgado na manhã desta sexta (20), o listão do Vestibular 2014 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), no térreo do bloco F do Campus Recife. Antes disso, a reitora do Instituto, Cláudia Sansil, recebeu os primeiros colocados da seleção em seu gabinete, às 11h.
(Foto: Divulgação)
A maior nota de todo o vestibular do IFPE foi conquistada por Gabriel Alves de Lima, primeiro lugar geral dos cursos Técnicos da modalidade Subsequente. Com 95,69, ele foi aprovado para o curso de Eletrônica (tarde) no Campus Recife. Nos cursos Superiores, Gustavo Henrique Lopes de Souza foi o primeiro lugar geral, com nota de 85,92, aprovado para o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Na modalidade Integrado, o destaque é Jonathan Guilherme, aprovado em primeiro lugar para o curso técnico de Mecatrônica (tarde) do Campus Caruaru. No Proeja, a primeira colocação foi conquistada por Robson Pereira da Silva. Funcionário de empresa que presta serviço terceirizado no Instituto, ele agora passa a ser mais um dos alunos do curso de Refrigeração e Climatização, no Campus Recife. Sua nota foi 51,40.
“Parabenizamos aos aprovados e às famílias, pois entendemos que ninguém faz nada sozinho. Vocês acabam de ganhar mais uma família, com a qual sempre poderão contar”, declarou Sansil na ocasião.
Orgulhosos e emocionados, Carlos Eduardo e Ivone Carvalho, pais de Jonathan, acompanharam o filho.
“Queríamos que nosso filho fizesse o processo seletivo do IFPE por termos a certeza de que é a Instituição que melhor irá prepará-lo para o mundo do trabalho”, afirmou Ivone.
(Foto: Divulgação)
No Campus Caruaru, também foi destaque Lays Mirelly, primeiro lugar do campus na modalidade Subsequente, aprovada para o curso técnico de Edificações (tarde) com nota 80,23. Já para o curso superior de Engenharia Mecânica oferecido em Caruaru, a nota mais alta foi de Mariana Tavares, aprovada com 76,65 para turno manhã.

Os que festejarem a aprovação para a primeira entrada já devem começar a preparar a documentação para a matrícula, que ocorrerá já no mês de janeiro. As datas específicas variam de acordo com o curso e campus escolhidos e devem ser consultadas no Manual do Candidato. As matrículas para a segunda entrada serão realizadas entre os meses de junho e julho. Na matrícula, os aprovados deverão apresentar carteira de identidade, título de eleitor (se maior de 18 anos), CPF e documento comprobatório de regularidade com o Serviço Militar (para os maiores de 18 anos do sexo masculino). É ainda necessário levar uma foto 3x4 recente, original e cópia da certidão de nascimento ou casamento (legível, sem rasuras).

Outros documentos são exigidos de acordo com a modalidade do curso escolhido. Os aprovados para os cursos Superiores ou Técnicos Subsequentes terão que apresentar certificado original de conclusão do Ensino Médio e histórico escolar. Se não for possível apresentar um desses documentos, será aceita declaração de conclusão com validade para 30 dias. A mesma regra vale para os aprovados nos cursos Técnicos nas modalidades Proeja e Integrado. A diferença é que a documentação é relativa ao Ensino Fundamental. Os cuidados com a documentação precisam ser redobrados para os que optaram pelo sistema de cotas. Quem não conseguir comprovar essa condição perderá a vaga. Todos os documentos aceitos para comprovação podem ser consultados no Manual do Candidato.

Quem não passou no vestibular deve ficar atento às reclassificações que serão publicadas sempre 48h após a data de realização de matrícula. Outra oportunidade para os que não tiveram o nome publicado no listão é concorrer aos cursos Superiores do IFPE que serão oferecidos através do SiSU. Serão oferecidas 572 vagas, relativas à segunda entrada.

Das 6.029 vagas oferecidas, 5.083 foram destinadas para cursos Técnicos e 946 para cursos de nível Superior. Elas são distribuídas nos campi do Instituto localizados em Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Ipojuca, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão, e ainda em nove polos de Educação a Distância (EaD).
O listão dos aprovados pode ser consultado no site do Vestibular IFPE 2014: (http://cvest.ifpe.edu.br/vestibular2014/resultado-aprovados/). 

Rádio Liberdade