terça-feira, 5 de novembro de 2013

Votorantim Cimentos lança o primeiro Relatório Integrado com destaque para a expansão no Brasil e internacionalização

A Votorantim Cimentos acaba de lançar seu primeiro Relatório Integrado, que contém as informações financeiras, sociais e ambientais, relativas ao ano de 2012, período que a consolidou como uma das maiores produtoras globais do setor cimenteiro, com a expansão internacional para seis novos países.

As novas aquisições são frutos da integração de ativos estratégicos da portuguesa Cimpor, maior participação na uruguaia Artigas e aumento na participação da argentina Avellaneda. A companhia também reforçou sua presença no Brasil com a inauguração de mais uma fábrica de cimento em Cuiabá (MT) e fortaleceu sua atuação nas regiões Nordeste e Sul, com as ampliações das moagens de Laranjeiras (SE), Salto de Pirapora (SP) e Rio Branco do Sul (PR), respectivamente. No total, os investimentos para expansão em fábricas de cimento, moagens e concreto, manutenções e projetos de saúde, segurança e meio ambiente somaram mais de R$ 1,5 bilhão.

Frente ao comprometimento com as melhoras práticas em sustentabilidade, sempre atreladas à estratégia de negócio e ao modelo de governança, a Votorantim Cimentos obteve a classificação A+ segundo a metodologia Global Reporting Initiative (GRI). “Trata-se de um reconhecimento muito importante, pois é fruto de nosso compromisso com as comunidades onde atuamos e os demais públicos de interesse, de forma transparente e de longo prazo. Pretendemos aprimorar ainda mais a nossa atuação, mantendo os patamares de excelência e buscando iniciativas que contribuam para o crescimento e desenvolvimento sustentável da empresa e do setor“, explica Edvaldo de Araújo Rabelo, diretor técnico da Votorantim Cimentos.

Pela primeira vez, a empresa submeteu seu escopo de atuação à consulta de 28 stakeholders externos (investidores institucionais, especialistas, setor financeiro, mídia, governos, órgãos públicos, terceiro setor e associações de classe) e 23 profissionais no âmbito interno, entre diretores e gerentes gerais, com apoio da BSD Consulting. A consulta foi realizada pela Votorantim Industrial no primeiro semestre de 2012.

Em relação ao meio ambiente, vale destacar o alinhamento com as diretrizes do Cement Sustainability Initiative (CSI) no primeiro ciclo (2005-2012) com êxito. No caso das emissões, por exemplo, em 2012 atingimos a redução de CO2 (kg CO2/t) em 23,9% e material particulado em 30,8%. Outra conquista relevante, foi a economia de aproximadamente 6,8% no consumo total de energia elétrica nas unidades, na comparação ano contra ano. Para continuar contribuindo com a preservação da biodiversidade, foram renovadas as parcerias com a Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) e a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

No âmbito social, os projetos, em parceria com o Instituto Votorantim, receberam investimento de R$ 17,2 milhões nas áreas de cultura, esporte e trabalho. Vale destacar os novos Conselhos Comunitários formados – em Xambioá (TO), Laranjeiras (SE), Cuiabá (MT), Sobradinho (DF), Itaú de Minas (MG), Sobral (CE), Jaboatão dos Guararapes (CE), Salto (SP) e São Luis (MA), Cantagalo (RJ), Rio Branco do Sul (PR), Vidal Ramos (SC) e Imbituba (SC) –, cuja relevância consiste no engajamento entre empresa e a comunidade. A companhia também foi responsável pela capacitação de 421 jovens, em 10 municípios, em conjunto com SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica), para oportunidades de emprego tanto na Votorantim Cimentos quanto em outras empresas da região.

Em 2013, foram os cursos de capacitação profissionais foram realizados nos seguintes municípios: Edealina (GO), Primavera (PA), Xambioá (TO), Laranjeiras (SE), Sobral (CE), Sobradinho (DF), Rio Branco do Sul (PR), Pinheiro Machado (RS), Salto (SP), Votorantim (SP), Paulista (PE), São Luis (MA), Vidal Ramos (SC), Imbituba (SC), Seropédica (RJ), São Paulo (SP), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Lauro de Freitas (BA).