terça-feira, 5 de novembro de 2013

Secretaria da Mulher inaugura duas unidades móveis de enfrentamento à violência nas zonas rurais

Uma parceria entre os Governos do Estado e o Federal vai permitir uma maior articulação para realização de ações enfrentamento da violência contra a mulher na área rural de Pernambuco. Neste sentido, será firmado um convênio entre a Secretaria Estadual da Mulher e a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).

A cerimônia de assinatura do termo de compromisso será realizada na próxima quarta-feira, 06, a partir das 16 horas no salão de eventos da sede provisória do Governo, no Centro de Convenções, em Olinda, e contará com as presenças do Governador Eduardo Campos, da ministra Chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), Eleonora Menicucci, da Secretária da Mulher, Cristina Buarque, representantes dos Organismos Municipais de Políticas para as Mulheres (OPMs), entre outras.

Na ocasião serão entregues duas unidades móveis, que vão ser utilizadas pela SecMulher para atender as vitimas de violência no campo e na floresta e também para disseminar campanhas e informações de enfrentamento da violência contra a mulher nestas áreas.

Dos 184 municípios pernambucanos, apenas três não possuem área rural (Recife, Paulista e Camaragibe). A primeira campanha a ser veiculada após a cessão das unidades moveis será a “Violência Contra a Mulher não dá Frutos”, que objetiva sensibilizar e conscientizar a população rural de Pernambuco, no sentido de criminalizar o machismo,divulgando os mecanismos garantidos na Lei Maria da Penha (de nº 11.340) para a punição dos agressores.

Também será difundida a Rede Pernambucana de Atendimento à Mulher em Situação de Violência.

Nos locais visitados, equipes da Secretaria estarão promovendo palestras educativas sobre o fenômeno da violência contra a mulher e sobre a Lei Maria da Penha, distribuição de material educativo, incluindo a Rede de Atendimento e a Central Cidadã Pernambucana (0800.281.81.87) e atendimento individual.

Secretaria da Mulher de Pernambuco