terça-feira, 5 de novembro de 2013

Primeira corrida contra o câncer infantil está com inscrições abertas

Transformar a pressa em amiga da perfeição. É nesse trocadilho do bem que o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC-PE) se baseou para elaborar a ação da instituição para marcar o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (23 de novembro). Por anos, o GAC-PE reuniu o público para movimentadas caminhadas. Este ano a ideia foi, literalmente, apertar o passo. No dia 24 de novembro, o GAC realiza a Primeira Corrida Contra o Câncer Infantojuvenil do Recife. As inscrições já estão abertas, custam R$ 40 e podem ser feitas até dia 20/11 pelo site http://www.corre10.com.br/site/mais/calendario/calendario-visualizar.php?id=400.

A prova terá largada no Forte do Brum e chegada na Avenida Rio Branco, no Recife Antigo. A concentração será às 7h, com largada prevista para as 7h30. A corrida terá trajetos de cinco ou 10 quilômetros. Os vencedores das duas categorias receberão prêmios, entre eles, uma estada com acompanhante em hotéis da Rede Pestana em todo o Brasil, e seis meses de malhação gratuita nas unidades da Academia Hi. Para realizar o evento, o GAC-PE fechou parceira com uma das mais conhecidas consultorias esportivas do estado, a Corpore Sano. Com 10 anos de história, a empresa já assinou, entre outras, a Meia Maratona Internacional Maurício de Nassau e a Meia Maratona Powerade. A consultoria tem, hoje, mais de 200 corretores amadores assessorados.

Todos os anos, em novembro, o GAC-PE aproveita o Dia de Combate ao Câncer Infantojuvenil para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. Se detectada cedo, o câncer em crianças e adolescentes chega a ter até 70% de chance de cura. A equipe de voluntários estará no local prestando esclarecimentos e tirando dúvidas do público sobre o tema. O GAC-PE divulga que são sinais de alerta para a presença dos tumores em crianças: o aumento dos gânglios (localizados no pescoço, axilas, peito, abdômen e virilha), sangramentos em diferentes locais do corpo (pele, gengivas, narinas, ao redor dos olhos ou na urina), dor de cabeça matinal acompanhada de vômitos, manchas brancas nos olhos, sinais azulados na pele, dor óssea que não é aliviada com analgésicos comuns, palidez acentuada, aumento do tamanho do abdômen, febre de origem indeterminada e perda significativa de peso em um curto período de tempo.

Vera Morais, pediatra oncologista do Hospital Universitário Osvaldo Cruz (HUOC) e presidente de honra do GAC, explica que o Brasil está atrás dos países desenvolvidos nos índices de cura do câncer infantil. Ela atribui a defasagem à demora na suspeita do diagnóstico. “Se a detecção fosse realizada precocemente, agilizaria o encaminhamento dos pacientes. Não se pode mais admitir que algumas crianças ainda morram, neste país, não por ter câncer, mas por serem brasileiras”, afirma.

SERVIÇO:

O QUÊ: I Corrida Contra o Câncer Infantojuvenil

ONDE: Saída no Forte do Brum, chegada na Avenida Rio Branco.

QUANDO: Dia 24 de novembro, 7h30.

MAIS INFORMAÇÕES: (81) 3423-7633

INSCRIÇÕES: http://www.corre10.com.br/site/mais/calendario/calendario-visualizar.php?id=400