terça-feira, 12 de novembro de 2013

Ipojuca no combate à tuberculose

A Secretaria Municipal de Saúde está integrada à Campanha Estadual de Combate à Tuberculose, “Está na hora de se tratar, Tuberculose pode matar”, e fez campanha na manhã de hoje. A doença é infectocontagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta principalmente os pulmões.
Os técnicos da Diretoria Geral de Atenção Básica da Saúde conversaram com os pedestres e entregaram panfletos com orientações sobre a doença e onde os pacientes podem procurar unidades para realizar o tratamento. A ação conta também, com distribuição do pote para a coleta do material (que não será feito na hora, pois é necessário o jejum) para as pessoas que estão apresentando alguns sintomas.
A campanha recebeu a personagem Katirina, que de forma teatral anima e dá dicas durante a programação. A população ainda contou com aferição de pressão arterial e o teste rápido da glicose (HGT), que estão sendo realizados gratuitamente.
A tuberculose é transmitida por via aérea em quase todos os casos. A infecção ocorre a partir da inalação de gotículas contendo bacilos expelidos pela tosse, fala ou espirro do doente. O tratamento dura seis meses e leva à cura da doença, desde que o paciente se comprometa ao uso diário da medicação.
Secretaria de Imprensa de Ipojuca