sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Procissão de Nossa Senhora de Fátima

A Procissão de Nossa Senhora de Fátima acontece há mais de 50 anos e leva centenas de fiéis às ruas da zona Norte do Recife. Com o tema “Virgem de Fátima, ajudai-nos a ser uma comunidade de fé, acolhedora e missionária", será realizado um novenário, dentro da programação da festa, onde logo após é celebrada uma missa na capela de Fátima, com a participação de toda a comunidade de Casa Amarela, além de diversos grupos religiosos e padres de outras paróquias.
            Mas, o ponto alto da festa será mesmo a procissão com a imagem de Fátima, que acontecerá neste sábado, dia 5 de outubro, com saída prevista para as 18h, da Estrada do Arraial, nº 3764, em frente ao Bradesco de Casa Amarela, com destino ao monumento da santa, localizado no Alto de Nossa Senhora de Fátima, no Vasco da Gama.
            Este ano, a procissão sairá da casa de um paroquiano, pois, como manda a tradição, o cortejo sempre parte, ou da casa de um paroquiano, ou de uma das igrejas pertencente ao setor Casa Amarela, com destino à Capela de Fátima. Após a procissão, será celebrada uma missa ao ar livre ao lado da imagem de Nossa Senhora de Fátima. 
SANTA - A imagem da santa, que mede cinco metros de altura, foi erguida e inaugurada em 1999, consagrando assim, o atual nome da comunidade de Alto Nossa Senhora de Fátima, antigo Alto da Foice, no Vasco da Gama. O local transformou-se num santuário, que serve para referenciar a imagem da mãe de Jesus, representando uma conquista para a comunidade e para a população recifense. O Alto existe há mais de 90 anos.  
IGREJA - A capela de Nossa Senhora de Fátima foi construída em 1951 pelo Padre Severino Santiago. O terreno onde a mesma está localizada, foi doado pelo Dom Antônio Lamartine. A capela foi totalmente reformada em 2006, com missa inaugural em 15 de novembro do mesmo ano, sob o comando do Administrador Paroquial Pe. Amaurílio Machado de Souza (atual pároco da capela). A coordenadora da Igreja de Nossa Senhora de Fátima é Maria Izabel da Silva Bezerra.  
Serviço:
Procissão de Nossa Senhora de Fátima
Data: 05/10 (Sábado)
Hora de saída: 18:00
Local de saída: Estrada do Arraial, nº 3764 – Casa Amarela (Em frente ao Bradesco)
Percurso: Estrada do Arraial – Padre Lemos – Avenida Vasco da Gama – Rua 02 de Fevereiro – Rua Planalto (subida do alto) – Alto Nossa senhora de Fátima.