quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Peça "Beijo no Asfalto" será encenada em Porto Alegre

Entre os dias 07 e 09 de Setembro, o público gaúcho poderá conferir no Teatro Renascença a lúdica montagem pernambucana do clássico de Nelson Rodrigues “O Beijo no Asfalto”, dirigida por Cláudio Lira. A peça participa do festival de inverno “Porto Alegre em Cena” que recebe uma forte programação cultural nos meses frios da capital gaúcha. Um debate sobre a peça do dramaturgo brasileiro, no projeto Psicanalítica em Cena, acontecerá na sessão do dia 9. O teatro contemporâneo e a fabricação das celebridades instantâneas, a obra de arte e os meios de comunicação serão alguns dos temas. 
A peça rodriguiana tem como ponto de partida um acidente de trânsito em que um anônimo é atropelado. Seu último desejo é um beijo, que recebe de outro homem que vai ali prestar socorro. A mídia ajuda a espalhar a polêmica e o homem, Arandir, que deu o beijo se vê em uma situação embaraçosa. A peça, escrita em 1961 continua atual. Os preconceitos, a mídia, o julgamento público, a catarse que o autor, nascido no Recife e radicado no Rio de Janeiro, Nelson Rodrigues causa em todos os seus textos. Na montagem, internet e celulares foram acrescentadas, para dar maior atualidade a peça.

“A peça aborda algo que eu quero dizer e me incomoda muito: essa imprensa que manipula a opinião pública e, principalmente, o ranço preconceituoso que as pessoas mantêm até hoje. Não só na questão da homossexualidade, mas num âmbito mais geral”, diz o diretor Claudio Lira, que ressalta como grande qualidade da escrita rodriguiana esse revelar tão cru da hipocrisia na sociedade.