terça-feira, 3 de setembro de 2013

Editorial: Abaixo a censura!

Na minha infância, especialmente entre os anos de 81 a 85, eu não tinha medo do bicho-papão. Eu tinha medo dessas imagens como a da foto sempre com uma locução tenebrosa que dizia: ATENÇÃO SENHORES PAIS, ESTE PROGRAMA É PROIBIDO PARA MENORES DE 18 ANOS. Eu queria assistir Balão Mágico ou Sítio do Pica Pau Amarelo e sempre vinham essas imagens grotescas. E quando terminava o Jornal Nacional e começava a novela, vinha o barulho cavernoso dos teletipos, a vinheta da emissora e de novo essa placa da Censura Federal.

Felizmente, o Ministério da Justiça acabou com isso e com muito orgulho posso dizer que foi um pernambucano que estava à frente do ministério, Dr. Fernando Lyra, que nos deixou este ano. Mas por causa de outro pernambucano, estamos praticamente revivendo esses tempos de censura aqui no Estado. Nada pode ser feito que não seja revelado, ainda que muito tempo depois. Está aí a Comissão da Verdade pra provar isso. E aos que dizem que estamos vivendo o Apocalipse, é um fato. Não de que o mundo vai acabar, mas de que todos saberão de toda a verdade, uma vez que "Apocalipse" significa "Revelação". E a própria Bíblia afirma "A verdade vos libertará".

Este blog de teor jornalístico está solidário aos veículos de Comunicação que sofreram censura e principalmente aos profissionais, que sempre estão na ponta do iceberg. Força, pessoal!


Taís Paranhos
Jornalista - Recife/PE
03 de Setembro de 2013