sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Secretária da Mulher participa de debate contra violência doméstica nos Correios

A Secretária Estadual da Mulher, Cristina Buarque, esteve presente nesta quinta-feira, 15, ao I Fórum de Cidadania, promovido pela Diretoria Regional dos Correios de Pernambuco, dentro do Programa Pró-Equidade e os Promotores Postais de Cidadania.  O evento foi realizado no auditório do Banco do Brasil, no bairro do Recife. Ela integrou a mesa temática que tratou da violência contra a mulher, juntamente com a juíza da 2º Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Marylúsia Feitosa.    
Cristina Buarque falou sobre aspectos interpessoais do processo de construção da violência doméstica e o papel da educação na transformação social, com mais igualdade entre homens e mulheres. Ela citou as políticas públicas adotadas pelo Governo do Estado referentes ao enfrentamento da violência contra a mulher, instituídas desde o ano de 2007, a partir da criação de uma Secretaria da Mulher. A gestora acentuou a redução nos índices de violência contra a mulher, que fez Pernambuco deixar de circular entre os três primeiros estados mais violentos na questão de gênero. Também relatou o aumento das instituições engajadas à Rede Estadual de Organismos de enfrentamento da violência contra a mulher, com a instalação de varas, delegacias, centros de referência, entre outros em municípios em todo o Estado. “Com esse debate temos a certeza que teremos mais um grupo participando das atividades de enfrentamento da violência contra a mulher”, enfatizou a Secretária.
Em sua fala, a Juiza Marylúsia Feitosa destacou detalhes da aplicabilidade da Lei Maria da Penha, que completa sete anos em vigor no próximo dia 22 de setembro. Ela informou a norma brasileira é a terceira melhor em todo o mundo, abaixo apenas da legislação voltada para as mulheres da Espanha e do Chile. Ela apontou como uma das questões que considera um avanço obtido pela Lei, o item que prevê a autorização da aplicação de medida protetiva nos casos de agressão independente da orientação sexual.
Evento - Os Correios vêm promovendo ações visando contribuir para o desenvolvimento de ações de combate às discriminações e às desigualdades no ambiente corporativo, com reflexo nas relações interpessoais.  O I Fórum de Cidadania é uma destas atividades, voltado para a formação dos funcionários em direitos humanos. Também participaram do evento, técnicos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ministério Público do Trabalho, entre outros.
O diretor regional da entidade em Pernambuco, Pedro Luiz Mota, disse que o objetivo do Fórum é capacitar os empregados para tornarem-se agentes de transformação social, contribuindo para a redução da discriminação, da desigualdade social e para o combate a todos os tipos de violência contra as mulheres, crianças e adolescentes deficientes, idosos e população LGBT, bem como a população em geral.
Secretaria da Mulher de Pernambuco