sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Queda de energia provoca falta de abastecimento em várias regiões do Estado

Nenhuma cidade de Pernambuco está sem água por causa da falta de energia elétrica ocorrida última quarta-feira. Em São José do Egito, no Alto Pajeú, os técnicos da Compesa retomaram o abastecimento no início da tarde de onem com o conserto da estação elevatória do Rosário, que abastece o município. 
O apagão também causou a interrupção do funcionamento no Sistema Adutor do Oeste, que leva água para cerca de 300 mil moradores das cidades de Araripina, Bodocó, Exú, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade, todas no Sertão do Estado. Esses municípios ficaram sem água até as 10h de ontem, quando o problema na estação elevatória (sistema de bombeamento) foi solucionado. Outras três cidades (Ingazeira, Tuparetama e Iguaraci) também foram afetadas, mas já tiveram o abastecimento restabelecido na noite de ontem.
Na Região Metropolitana do Recife, o único problema causado pela queda de energia foi registrado na estação elevatória (sistema de bombeamento) de água bruta de Pirapama (foto), que ficou desativada entre as 16h e 22h, deixando o sistema de abastecimento sem funcionar nesse período. Uma equipe de manutenção elétrica da Compesa foi ao local após o retorno da energia para fazer os testes nos componentes elétricos e eletrônicos da unidade e religar o abastecimento. Não houve queima ou quebra de peças.
No Agreste, os sistemas de abastecimento ficaram desligados apenas durante o apagão e não ocorreram problemas após a volta da energia.
Imprensa Compesa