quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Polícia Civil indicia organizadores de corrida de kart onde morreu piloto, em Carpina

Duas pessoas foram indiciadas pelo delegado Hilton Lira, titular Delegacia de Carpina, que investigou a morte de um piloto de kart durante a corrida realizada na cidade no dia 2 de junho de 2013. Os organizadores do evento Adevângino da Silva Bastos de 45 anos e Edilson Pedro da Silva, de 40, vão responder pela prática de homicídio culposo do piloto Fernando Antonio Lopes Leite Filho. A vítima morreu após colidir com um poste durante a prova, realizada no circuito de rua.
Durante as investigações, o delegado Hilton Lira entendeu também que os organizadores cometeram estelionato, pois teriam obtido vantagem financeira com a promoção de uma corrida clandestina. “Eles promoveram, divulgaram e obtiveram vantagem econômica indevida cobrando inscrição e cotas de patrocínios para a realização de uma corrida não reconhecida pelos órgãos competentes, mas que promoveram como sendo uma corrida oficial”, explicou.
Cerca de 20 pessoas entre organizadores, competidores, patrocinadores, representantes da Prefeitura de Carpina e da Federação Pernambucana de Automobilismo foram ouvidas no inquérito policial. A polícia também realizou perícias no local do acidente e analisou vários vídeos capturados durante o evento.  As provas apontaram a responsabilidade criminal dos organizadores pelo falecimento do piloto.
O relatório do delegado Hilton Lira afirma ainda que a corrida teria acontecido sem as mínimas condições de segurança, tanto para os competidores quanto para os espectadores. Ele considerou que o circuito de rua montado para a prova era um ambiente totalmente inapropriado e sem observância de qualquer regra técnica para a prática da atividade. E que o acidente do piloto Fernando Antônio teve consequência direta da falta de estrutura da corrida, onde inclusive outros acidentes, de menor porte, já haviam acontecido momentos antes.
O inquérito policial segue agora para o Ministério Público do Estado de Pernambuco, por intermédio de Promotoria de Justiça na Comarca do Carpina.
 Polícia Civil de Pernambuco