quinta-feira, 22 de agosto de 2013

#OcuParque acontece neste sábado

#OcuParque é um movimento da Sociedade Civil, sem vínculos político-partidários, que luta pela imediata reforma e manutenção do CineTeatro do Parque – fechado desde 2010 – e pela revitalização do seu entorno, para que o Parque esteja em pleno funcionamento quando do seu centenário, em 2015.

Nasce da indignação e inconformidade de Artistas, Produtores, Técnicos e Público – @s Amantes do Parque – com a situação de abandono do histórico espaço que, mais do que um simples 'equipamento', é referência, uma Entidade da Cultura recifense e pernambucana, Patrimônio Histórico e Cultural do Recife, tendo sido tombado pela municipalidade.

Perto de se tornar centenário – foi inaugurado em 24 de agosto de 1915, com a apresentação da Companhia Portuguesa de Operetas e Revistas –, por ele passaram grandes nomes nacionais e internacionais das Artes Cênicas, da Música, da Literatura, das Artes Visuais, da Fotografia, das diversas manifestações artísticas, enfim.

Vocacionado também para o audiovisual, lá foram exibidos os filmes do cinema mudo – com acompanhamento de música ao vivo –, grandes sucessos de bilheteria, filmes históricos e alternativos, além de, mais recentemente, sediar concursos e festivais do setor, em âmbito municipal e estadual, ao preço simbólico de R$1,00 (hum real) a exibição, ou gratuitamente, no caso dos festivais.

Festivais de Teatro e de Dança também fazem parte da tradição do Parque, assim como as temporadas de grupos e companhias locais, sempre com grande sucesso de público e de crítica.

Por sua localização central e por sua característica popular, sempre foi ponto de encontro de pessoas das mais diversas regiões da cidade, do Estado e mesmo de Estados vizinhos.

Diversas gerações têm uma relação afetiva com o Parque, como carinhosamente o chamamos.

Quem não tem ao menos uma história inesquecível de um espetáculo, um filme, uma exposição, um encontro, ou mesmo uma história de amor no querido Teatro do Parque?!

*

#OcuParque 24 de agosto

O Movimento OcuParque, em seu lançamento, realiza o Ato Público #OcuParque no sábado, 24 de agosto, aniversário de 98 anos do CineTeatro, com uma concentração às 10h, entre o Parque Treze de Maio e a Câmara de Vereadores do Recife, seguindo, às 12h, em caminhada pela rua do Hospício até a frente do Teatro do Parque, onde acontecerão diversas apresentações de Música, Teatro, Dança, Circo, Poesia e exposições de Artes Visuais e Fotografia.

Além de lutar pela reabertura, celebramos o aniversário do Parque, com muita indignação, mas também com muita confiança e muita alegria!

Entre as várias atrações, haverá concerto de piano de cauda com o Maestro Gil, que tocará temas clássicos e de sua autoria; Recital Poético-Musical; Exposição de painéis fotográficos em ‘bikedoor’ “Pernambuco: Cultura, História e Mar”, do fotógrafo Miguel Igreja – expo apresentada com grande sucesso na Rio + 20 e na Fliporto 2012.

Durante a tarde, teremos o Pic Nic no Parque, já que faremos da rua em frente ao Teatro e do seu entorno nosso espaço de convivência.

Encerraremos com exibição de curtas-metragens e o corte do bolo de aniversário.

* *

O Movimento OcuParque não se resume a um evento no dia 24 de agosto – uma data marcante, por ser aniversário do Teatro.

Pretendemos ser um movimento vivo e contínuo, desenvolvendo várias atividades até termos nossas reivindicações/exigências plena e concretamente atendidas.

Viva o CineTeatro do Parque!



Com informações do Movimento OcuParque

Nota do Blog: Eu estarei lá!